São Paulo, segunda-feira, 5 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretora do Unicef chega ao Brasil e 'fiscaliza' projetos

CHRISTIANNE GONÇÁLEZ; AURÉLIO GIMENEZ
DA SUCURSAL DO RIO E DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A diretora mundial do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Carol Bellamy, 54, chegou ontem ao Brasil para uma visita de três dias.
Ex-senadora pelo Estado de Nova York, Bellamy passou pelo Rio, seguiu para Salvador e viajou no final da tarde para Brasília, onde se encontraria com o presidente Fernando Henrique Cardoso.
Bellamy disse que irá observar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos com as crianças brasileiras, com recursos do Unicef.
Ela quer saber quais são os projetos voltados para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, de combate à mortalidade materno-infantil, além dos projetos de melhoria da qualidade da educação primária.
Em Salvador, Bellamy disse que as ações indiretas são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida e redução do índice de mortalidade infantil.
"O programa de saneamento básico que está sendo desenvolvido pelo governo baiano é essencial para que todos tenham acesso a uma vida mais digna", afirmou.
O governo baiano está executando um projeto que pretende levar saneamento básico a mais de 80% das residências de Salvador e região metropolitana.
No início da tarde, Bellamy teve um encontro de 20 minutos com o governador Paulo Souto, que falou sobre os principais programas para ajudar crianças.
Depois, Bellamy participou de uma reunião com representantes da Polícia Militar e do Cedeca (Centro da Defesa da Criança e do Adolescente). Daniela Mercury, 31, embaixadora do Brasil no Unicef, participou da reunião.
Bellamy conheceu também a nova unidade do projeto Axé, no Pelourinho, no centro histórico de Salvador. Inaugurada na semana passada, a nova unidade do Axé tem capacidade para atender até 200 crianças em três turnos.
Atualmente, o projeto trabalha com 3.000 crianças de rua em Salvador. Segundo o projeto Axé, a cidade tem 15 mil crianças de rua.
A norte-americana encerrou suas atividades na capital baiana com a visita à sede do programa Cidade Mãe, em Pau da Lima.
Ao lado da prefeita Lídice da Mata, a diretora do Unicef conheceu todas as instalações da unidade. O projeto atende cerca de 5.000 crianças de bairros carentes.
(Christianne Gonçález e Aurélio Gimenez)

Texto Anterior: Abertas inscrições para Prêmio Criança
Próximo Texto: Betinho tem problema de saúde e falta a encontro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.