São Paulo, segunda-feira, 5 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medalha é estopim de mudanças

Revezamento pede apoio

ANDRÉ FONTENELLE
ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

A equipe brasileira que conquistou a medalha de bronze no revezamento 4 x 100 m pediu que o feito de anteontem sirva como ponto de partida para mudanças no atletismo brasileiro.
"Agora os técnicos têm que repensar algumas coisas", disse Robson Caetano. "Agora tudo, com certeza, vai melhorar. Vão dar material e financiamento", previu André Domingos.
"Vamos mudar muita coisa", disse o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta de Melo.
Ele prometeu mais intercâmbio e a vinda de técnicos cubanos, mas cobrou do governo mais rapidez na entrega de verbas (a estatal Telebrás patrocina o atletismo).
Gesta declarou que a medalha não será usada para esconder problemas, mas ressalvou que "os problemas do atletismo são os problemas de todo o país".
Os resultados dos brasileiros no atletismo foram fracos, e a medalha só veio no penúltimo dia de competição.
Para Robson Caetano, uma possível medida é estabelecer índices classificatórios mais rigorosos para Olimpíadas, o que estimularia os atletas a se superarem.
Veteranos
O revezamento nacional tinha, pela ordem, dois veteranos com quatro Olimpíadas -Arnaldo de Oliveira, 32, e Robson Caetano, 31- e dois estreantes, Édson Luciano, 23, e André Domingos, 23.
Eles estabeleceram novo recorde sul-americano (38s41) e ficaram atrás de Canadá e EUA.
Os EUA não contaram com o astro Carl Lewis, que era reserva da equipe e fez pressão para participar do revezamento, de olho numa décima medalha de ouro olímpica.
A derrota valeu críticas ao técnico Erv Hunt, por ter deixado de fora a experiência de Carl Lewis.
Na prova de anteontem, Arnaldo de Oliveira passou o bastão a Robson Caetano em quinto lugar. Robson ganhou uma posição, e Édson Luciano, mais uma. André Domingos fechou a prova em 9s19, batendo a Ucrânia por 0s14.

Texto Anterior: Público do futebol decepciona comitê organizador do torneio
Próximo Texto: Como a largada é queimada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.