São Paulo, segunda-feira, 5 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como aconteceu a descoberta dos planetas?

KATHY WOLLARD

"Como foi a descoberta dos planetas? Existem mais de nove, e se houver, quais os nomes?", pergunta Michele Palladino, de Flushing, Nova York, EUA.
Os gregos antigos, há mais de 2.500 anos, já escreviam sobre Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, os cinco planetas claramente visíveis a olho nu. Contando também com a Terra, isso significa que seis dos nove planetas já eram conhecidos.
Mas Urano só foi descoberto em 1781, pelo o astrônomo William Herschel. Os cientistas procuraram, então, adequar o movimento irregular de Urano em torno do Sol com a órbita que previam para ele. Alguns acharam que talvez houvesse um oitavo planeta, invisível a olho nu, cuja gravidade influísse sobre a órbita de Urano. Em 1846, Netuno foi localizado.
Mas a órbita de Netuno não se adequava às previsões, o que se levou a imaginar outro planeta. Em 1930, o astrônomo Clyde Tombaugh localizou Plutão.
A maioria dos cientistas acha que esse é o último dos planetas de nosso sistema solar. Mas isso não quer dizer que não existam outros mundos.
Pense no sistema solar, com suas estrelas, planetas, luas, cometas, asteróides e meteoros, como um bairro. Agora olhe para o céu à noite, para os milhares de estrelas que você consegue enxergar (não se esqueça dos bilhões que você não consegue ver). Cada estrela é o sol brilhante do seu bairro, que pode conter pelo menos alguns planetas.
Nos últimos anos, os cientistas realmente descobriram planetas nesses bairros distantes. Muitos deles maiores do que o Júpiter, o maior do nosso sistema solar. A maioria desses planetas recebeu números e letras, em vez de nomes. Mas um deles foi batizado de Cachos Dourados.
Se houver vida inteligente em qualquer um desses planetas, podemos ter certeza de que eles já têm seus próprios nomes, menos bobos do que esse.

Perguntas para Kathy Wollard devem ser enviadas em inglês para P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, NY, 10163.
3550

Texto Anterior: Casa para aluno nota dez
Próximo Texto: Há campo fora da indústria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.