São Paulo, segunda-feira, 5 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trilhos do trem marcam cidade

DANIELA FERNANDES
DA ENVIADA ESPECIAL

Atlanta começou a se formar a partir de 1837, quando uma linha de trem foi construída. Ela foi batizada de Terminus.
O trem foi fundamental para o desenvolvimento de Atlanta, que passou a ser considerada como um portão para o sul dos EUA.
Em 1843, o nome Terminus mudou para Marthasville, em homenagem à filha do governador local. Nessa época, o vilarejo começou a crescer ao redor da estação.
O nome Atlanta só veio em 1845. Dois anos mais tarde, ela foi elevada a cidade.
A Guerra Civil começou em 1861, e Atlanta, em razão da linha de trem, era considerada um eixo estratégico de transporte.
Em 1864, 70% dos prédios de Atlanta foram destruídos num incêndio causado pelas tropas do general nortista William Sherman, na "Marcha para o Oceano". A guerra terminou um ano depois.
É por esse motivo que o símbolo da cidade é o pássaro fênix, que renasceu das cinzas.
A cidade conseguiu se reerguer alguns anos após o incêndio. Em 1867, foram criadas uma grande loja de departamentos, a Universidade de Atlanta e escolas.
A cidade foi novamente queimada em 1917, quando 2.000 prédios foram destruídos, deixando 10 mil pessoas sem casa.
Por volta de 1920, uma área empresarial estava tomando forma na cidade, em Downtown, que é, atualmente, o centro político e financeiro. Um escritório do banco central americano foi instalado em Atlanta em 1914.
(DFe)

Texto Anterior: Jogos inflacionam preços
Próximo Texto: Canadá lidera investimentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.