São Paulo, segunda-feira, 5 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Praias conservam a beleza da Polinésia

CARLOS CORNEJO; SILVIA RITA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

As poucas praias existentes no litoral abrupto da ilha não devem nada às famosas praias polinésias do Taiti ou Havaí. A maior e mais bonita é a de Anakena, com areias brancas e extenso coqueiral.
Lá se ergue o Ahu Nau Nau, conjunto de seis estátuas de vários metros de altura, com chapéus vermelhos, ou "pukao", e que, no processo de restauração, desvendaram um antigo mistério, sobre a existência de olhos nos moais.
Não longe dela, há uma outra praia, a de Ovahe, cercada pelas paredes de uma antiga cratera vulcânica, em parte engolida pelo mar. As suas areias são vermelhas, e as águas, cristalinas e calmas.
Mas Páscoa tem muito mais que ruínas a oferecer. Um povo caloroso e alegre, variadas opções turísticas, desde as visitas guiadas até o trekking por regiões montanhosas e isoladas, onde você pode ficar em um excelente hotel na cidade, de agitada vida noturna, ou dormir em uma antiga caverna.
Páscoa é um parque nacional administrado pela Conaf, órgão preservacionista do governo chileno, com três instalações de fiscalização, às quais você pode recorrer e obter informações.
Os turistas têm completa liberdade para passear pelas ruínas, mas têm a obrigação de proteger os monumentos.
(CC e SR)

Texto Anterior: Arqueólogo chileno recoloca moais em pé
Próximo Texto: Pacotes custam desde US$ 1.727
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.