São Paulo, terça-feira, 6 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apenas prêmio diferencia medalhista de delegação

VALMIR STORTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Só o ouro, a prata ou o bronze olímpicos distinguem os 63 atletas brasileiros que conquistaram uma medalha em Atlanta da média da delegação brasileira que viajou para os EUA.
Os medalhistas apresentam, em média, características semelhantes às de seus companheiros que disputaram a Olimpíada pelo Brasil e não conseguiram uma medalha.
Estatisticamente, o medalhista brasileiro tem 1,81 m de altura e pesa 74,3 kg, contra 1,80 m e 75 kg dos olímpicos nacionais.
Os medalhistas tem média etária de 26 anos e 5 meses e a média geral da delegação era de 26 anos e 2 meses. A população brasileira está na faixa etária de 21 anos e 8 meses.
Antes do início da Olimpíada, a Folha ouviu 228 atletas que comporiam a delegação e traçou o perfil mais fiel possível da equipe.
Quando realizou a pesquisa, o futebol feminino e o hipismo ainda não haviam determinado suas formações, o que obrigou a inclusão de três atletas excedentes.
Pontos em comum
E as semelhanças não são apenas físicas. A delegação brasileira foi formada por 64% de atletas que se autodefiniram como brancos. Encerrada a Olimpíada, dos atletas que conseguiram medalha, 40 eram brancos, 63,5% do total.
Entre os medalhistas, 16% se disseram negros, 2% morenos e 2% mulatos.
Basicamente, como no geral, os medalhistas são paulistas.
A região Sudeste concentra o maior número de atletas, com 31 paulistas, 9 fluminenses, 5 mineiros e 1 capixaba.
Apesar de os atletas treinarem em locais diferentes de onde nasceram, o total de atletas que habita a região é bastante parecido: 32 moram em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro e 7 em Minas Gerais.
Os medalhistas treinam, em média, desde os 12 anos e 6 meses, exatamente a mesma da média geral da delegação brasileira.

Texto Anterior: Olimpíada foi realizada em clima de caos
Próximo Texto: Mercado; Medalhas; Fracasso; Novatos; Soviéticos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.