São Paulo, quinta-feira, 8 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eixo Rio/SP ganha desde 89

MÁRIO MOREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os clubes de fora do eixo Rio-São Paulo têm o desafio de interromper sete anos de domínio desses Estados no Brasileiro.
A última equipe não-pertencente a esse eixo a conquistar o campeonato foi o Bahia, em 88.
A partir daí, só cariocas (Vasco, em 89, Flamengo, em 92, e Botafogo, em 95) e paulistas (Corinthians, em 90, São Paulo, em 91, e Palmeiras, em 93 e 94) chegaram ao título.
Esse retrospecto contrasta inteiramente com o da Copa do Brasil, segundo torneio do país em importância e disputado justamente a partir de 89.
Nas oito edições dessa competição, o eixo Rio-São Paulo saiu vitorioso em apenas duas: 90, com o Flamengo, e 95, com o Corinthians.
O Rio Grande do Sul tem três conquistas (Grêmio, em 89 e 94, e Internacional, em 92), Minas Gerais tem duas (ambos do Cruzeiro, em 93 e 96), e Santa Catarina, uma (Criciúma, em 91).
Segundo o técnico Eduardo Amorim, do Atlético-MG, a causa da concentração de títulos brasileiros no eixo Rio-São Paulo está no poderio econômico.
"O investimento dos clubes desses Estados, principalmente os paulistas, tem sido muito maior que no resto do país", afirma. "Em Minas, só agora os times estão contratando atletas de nome", diz, citando o goleiro Taffarel (Atlético) e o meia Palhinha (Cruzeiro).

Texto Anterior: São Paulo
Próximo Texto: Alcindo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.