São Paulo, quinta-feira, 8 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médicos transferidos por não aderir ao PAS ganham liminar na Justiça

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Nove médicos que foram transferidos da Secretaria municipal da Saúde de São Paulo para outras secretarias conseguiram uma liminar anteontem para voltar a trabalhar na Saúde.
Os médicos foram removidos porque não aderiram ao PAS (Plano Atendimento à Saúde).
A 9ª Vara de Fazenda Pública de Fazenda Pública considerou ilegal a remoção dos médicos porque não foi dada aos profissionais de Saúde a chance de escolher o local para onde seriam enviados.

Implantação O PAS foi implantado na cidade de São Paulo este ano. Ele transferiu a administração de todos hospitais municipais para cooperativas de médicos.
As cooperativas gerenciam seu próprio orçamento, que depende do número de pessoas que moram na área. Por um número estimado de moradores, a cooperativa recebe R$ 10,96 mensais por cabeça.
A adesão ao plano pelos funcionários da secretaria não era obrigatória, mas, no caso de recusa, eles foram transferidos para outras áreas da secretaria da Saúde -onde não havia PAS- ou para outras secretarias.
A maioria dos médicos foi transferida para as secretarias da Criança, Família e Bem-Estar Social e Educação. Houve ainda remoções para as secretarias do Verde, das Administrações Regionais e até para a de Serviços e Obras.
Muitos médicos reclamam que foram transferidos para locais onde não têm funções ou onde não podem exercer suas especialidades. Por exemplo, há vários anestesistas em escolas, neurologistas em centros esportivos ou cirurgiões em creches.
A secretaria avalia que dos 38 mil funcionários da Saúde, apenas 7.500 aderiram ao plano de saúde do prefeito Paulo Maluf.
No lugar deles, as cooperativas contrataram outros funcionários e médicos autônomos.
A assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde informou só vai se pronunciar sobre a liminar após receber a notificação judicial.

Texto Anterior: Conheça os abrigos da prefeitura
Próximo Texto: CET interdita acesso perto do Detran por 20 dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.