São Paulo, quinta-feira, 8 de agosto de 1996
Próximo Texto | Índice

São Paulo 'valoriza' bola na estréia

MÁRIO MOREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A estratégia de "valorizar" a posse da bola, adotada pela seleção brasileira na Copa de 94, voltará a ser usada hoje pelo técnico Carlos Alberto Parreira em sua estréia em competições oficiais no São Paulo.
O time enfrenta a Portuguesa pela primeira rodada do Brasileiro, às 20h30, no Morumbi.
Com a equipe ainda desentrosada, Parreira decidiu escalar o recém-contratado meia Djair exatamente para manter a bola em poder do São Paulo, pois o jogador se destaca pela precisão nos passes e capacidade de cadenciar e distribuir o jogo.
A idéia é fazer a bola circular de pé em pé até surgir uma brecha para os atacantes, Muller e Valdir, receberem em condições de marcar.
O técnico negou que seu time vá utilizar três volantes -o meio-campo será completado com Axel, Edmílson e Denílson.
"Só temos um volante: o Axel. O Djair e o Edmílson são meias. Na hora em que têm que sair, eles saem", afirmou Parreira.
Incompatibilidade
Segundo o treinador, Djair será o "organizador de jogo" do São Paulo, em substituição a Adriano.
"Seria difícil acertar o time com os dois, porque têm estilos parecidos", disse Parreira, negando que Adriano tenha sido barrado. "Nem começou o campeonato, como pode ter alguém barrado?"
"Depois que começar o campeonato, vamos individualizar o trabalho físico dos jogadores. No caso do Adriano, temos que atacar mais a resistência em velocidade", explicou o preparador.
Denílson atuará como meia avançado, sempre pela esquerda. Se o lateral-direito adversário (no caso, Carlos Roberto) avançar, caberá a Denílson acompanhá-lo.
André, titular da lateral esquerda, não entra hoje porque, como ficou várias semanas na reserva da seleção que foi à Olimpíada, está sem ritmo de jogo.
Na outra lateral, continua Belletti. "Acho que estou ali só para quebrar galho", disse o jogador, normalmente um volante. "O Belletti na lateral não é improvisação", afirmou o técnico.
Parreira disse que o São Paulo vai começar o Brasileiro "a meio pau", para crescer durante a competição. "Quem começar 100% não vai terminar 100%."
Testes
O treinador pretende usar os jogos da Copa de Ouro -dia 14, contra o Grêmio, e dia 16, contra o vencedor de Flamengo x Rosario Central, da Argentina, ambos em Manaus- para fazer alguns testes.
O lateral-direito Luisinho deverá ter uma chance, assim como o atacante Aristizábal.

NA TV - TVA/ESPN Brasil, VT, às 21h30

Próximo Texto: Portuguesa imita tática e coreografia da Nigéria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.