São Paulo, quinta-feira, 8 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aloysio de Oliveira é homenageado com CDs

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

Exceção à regra, a gravadora EMI lança uma série de seis CDs que homenageiam não um cantor ou compositor, mas a figura do produtor Aloysio de Oliveira (1914-1995).
Aloysio foi também arranjador, compositor, cantor, ator, escritor, poeta, co-artífice da bossa nova e, por 17 anos, integrante do Bando da Lua, que acompanhava Carmen Miranda nos anos 30.
O pacote inclui coletâneas de alguns dos artistas que trabalharam sob sua batuta: Maysa, Dorival Caymmi, Lúcio Alves, Luiz Bonfá, Garoto, Luiz Eça, Billy Blanco. O repertório foi selecionado pelo próprio Aloysio, pouco antes de sua morte.
A cantora Maysa é o destaque. Vem com o último disco que lançou, em 1974. As canções de "O Último Disco" expõem a"fossa nova" de Maysa, que retira do fundo do copo interpretações sôfregas de álcool.
Por seu vozeirão, passeiam e se traduzem em fossa Jair Amorim e Evaldo Gouvêia ("Bloco da Solidão"), Bide e Marçal ("Agora É Cinza") e até o carnavalesco Lamartine Babo ("Rasguei Minha Fantasia").
Lúcio Alves ganha o dois em um "O Cantor de Todas as Bossas", em que um dos discos selecionados é só de canções de Dolores. No outro, a voz contida e límpida visita Dorival Caymmi, João de Barro, Tom Jobim, Lupicínio Rodrigues, Antonio Maria.
O material relativo a Dorival Caymmi é o mais "pop" do pacote. "História de Pescadores" começa pelos mais de 12 minutos da "Suíte dos Pescadores" (57), que apresenta a voz de Sylvia Telles, que foi mulher de Aloysio. Segue temática centrada no mar, com clássicos como "O Vento" (59), "O Mar" (57) e "É Doce Morrer no Mar" (59).
Garoto, Luiz Bonfá, Luiz Eça
Aí entram os instrumentistas. O volume "Gênios do Violão" reúne um disco de Garoto e um de Luiz Bonfá, ambos gravados nos anos 50.
Garoto interpreta, com um pé no erudito, canções de Ary Barroso. Em contraponto, as peças simples e sofisticadas de Bonfá demonstram o porquê de sua influência sobre João Gilberto.
O volume de Luiz Eça revela o pianista em duas facetas divergentes: na primeira metade, faz-se acompanhar do Quinteto Villa-Lobos, dando tempero erudito a composições como "Construção", de Chico Buarque, e "Travessia", de Milton Nascimento, bem pouco palatáveis hoje em dia.
"Paulistana", uma "sinfonia" de Billy Blanco, é a ovelha negra da família. Composições nada inspiradas sobre a vida do paulistano moderno ganham corpo nas vozes de Pery Ribeiro, Claudete Soares, Miltinho e Cláudia.

Série: Aloysio de Oliveira Apresenta
Com: Maysa, Dorival Caymmi, Lúcio Alves, Garoto, Luiz Bonfá, Luiz Eça, Billy Blanco
Lançamento: EMI
Preço: R$ 20, o CD, em média

Texto Anterior: PERSONAGENS
Próximo Texto: Gravadora relança grandes nomes da MPB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.