São Paulo, quinta-feira, 8 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Modernidade de John Graz volta no Masp

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

O Masp inaugura hoje a maior retrospectiva já realizada sobre a obra do designer e artista plástico modernista John Graz (leia ao lado texto sobre a vida do artista).
A mostra foi curada por Cândida de Arruda Botelho, estudiosa da obra de Graz.
Serão cerca de 500 trabalhos, entre pinturas, desenhos, projetos, móveis e objetos criados pelo artista ou inspirados em sua produção dispostos em dois andares. Muitas peças são originais, cedidas por colecionadores.
No andar superior serão exibidos desenhos, aquarelas e pinturas realizadas em grande parte na década de 70, depois que Graz abandonou a decoração e o design de móveis (áreas em que mais se destacou).
No inferior serão criados ambientes para móveis, objetos, fotografias de ambientes e projetos de decoração. Além da produção de Graz, a mostra vai apresentar ainda reedições de obras do artista e uma série de trabalhos inspirados em sua produção.
A Casa Tepperman, por exemplo, que possui os direitos de reprodução de seus móveis desde 1993, criou ambientes com cadeiras com estrutura em pau-marfim e assento e encosto único com estofamento em veludo.
As poltronas da sala de estar usam madeira torneada e estofamento em tecido. As peças levam o nome do artista.
Também foram reeditados, pela Santa Mônica, seis tapetes desenhados com estampas geométricas coloridas e em preto-e-branco. Stella Ferraz reeditou dois vasos e três pratos do artista.
O designer Guinter Parschalk criou uma linha de nove luminárias inspiradas em desenhos de Graz. Os desenhos também inspiraram Luciana Colombo e Vera Regina Ribeiro de Moura na criação de 18 jóias em ouro, prata, titânio e acrílico.
A mostra marca ainda o lançamento do livro "John Graz, Vida e Obra" (edição bilíngue português-francês da editora Árvore da Terra; R$ 100,00), da curadora Cândida de Arruda Botelho, e o anúncio de criação do Instituto John Graz, que visa reunir a obra e promover cursos e workshops ligados ao artista.

Mostra: John Graz
Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 011/251-5644)
Vernissage: hoje, às 19h (para convidados)
Quando: de amanhã a 13 de setembro

Texto Anterior: Coleção revolve história da MPB
Próximo Texto: Artista esteve na Semana de 22
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.