São Paulo, quinta-feira, 8 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Punk volta a ser influência na moda

ERIKA PALOMINO
DA REDAÇÃO

Está longe de ser a primeira reapropriação do punk por parte da indústria de moda. Quem se lembra do célebre vestido de Gianni Versace repleto de alfinetes (de cerca de três anos atrás), com os alfinetes celebrizados pelos jovens ingleses no final dos anos 70?
Ainda, o punk não está nada longe das manchetes das revistas musicais dos anos 90. O Sex Pistols está de volta, em turnê considerada oportunista que não faz a crítica levantar nem uma sobrancelha.
Mas a cena do punk-rock dá sinais de fôlego, sobretudo em Nova York, com bandas como Psychotica, NY Loose, the Goops, Fur e Sisters Griumm -as três últimas lideradas por mulheres. Sem falar no sucesso crescente do Rancid em turnê pelos EUA.
Nem precisava. Com os Pistols como padrinhos assim, quem se importa com autenticidade? O Planeta Fashion nunca pensou nisso.
A influência punk desta vez aparece mais no território dos looks e na atitude (posada, claro) do que nas roupas. Vem menos literal, mais misturada com informações do estilo dos anos 80.
Personalidades retratadas em revistas querendo parecer "bem lôcas" ou mais agressivas recorrem a referências do punk, como a atriz e modelo Liv Tyler em seu recente perfil para a revista "Paper".
A tendência aparece nas passarelas também. Yohji Yamamoto foi um dos primeiros a se lembrar dos moicanos, na temporada anterior. Já na última temporada o mais fiel na reprodução do estilo foi o italiano Alessandro Dell'Acqua.
O brasileiro Ocimar Versolato também espetou os cabelos de suas modelos em seu último lançamento em Paris. Misturando cabelo com apliques de crina de cavalo, buscando apenas uma imagem mais agressiva. Que, segundo ele, acabou assustando algumas de suas clientes mais tradicionais.
Em Nova York, a beauty-artist Fulvia Farolfi, que fez Forum no Brasil, criou um look batizado de "punk chic" para o desfile de Richard Tyler, forçando no batom roxo.
Nas revistas, a tendência está na capa da "Vogue" Itália de julho e na capa de Kate Moss para a "The Face", em um moicano feito a partir de "piranhas" de cabelo.
No Brasil, Caio Gobbi fez punk de butique em seu desfile de inverno, enquanto Alexandre Herchcovitch criou para o verão um moicano/new-wave de penas coloridas.
(EP)

Texto Anterior: Começa a era do junkie-chic
Próximo Texto: 'O Monge' tem pré-estréia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.