São Paulo, sexta-feira, 9 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gás pode ter causado incêndio

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

Os peritos do IC (Instituto de Criminalística) estudam a hipótese de o incêndio ter sido causado pela explosão de um botijão de gás.
Os cerca de 30 botijões que foram retirados dos escombros do alojamento incendiado, que estão armazenados no pátio da Administração Regional de Itaquera, já passaram por uma vistoria da equipe de investigadores que cuida do caso.
No entanto, os policiais não informam se foi detectado algum indício de vazamento.
"Em determinada temperatura, o lacre de segurança do botijão se rompe, para que não ocorra a explosão, transformando-o em um enorme maçarico", afirma o perito Marcos Godoy, 46.
Segundo ele, a única certeza, por enquanto, é de que os botijões alimentaram o fogo do incêndio.
Godoy ressaltou que o cabo que alimentava de energia elétrica o alojamento incendiado não apresenta a formação de pérola de fusão -quando a capa que reveste a fiação derrete, e os fios se fundem-, mas não descarta que tenha ocorrido em outros fios.
O superintendente da Eletropaulo responsável pela região, Oscar Alarico, 53, também questiona a hipótese de o incêndio ter sido causado por um curto-circuito.
Segundo ele, o posto de transformação (que alimenta todos os alojamentos com energia elétrica) não sofreu avarias depois do incêndio. "Nem os fusíveis foram acionados."

Texto Anterior: Risco de incêndio foi alertado em junho
Próximo Texto: Ladrões matam vigia e ferem 3 clientes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.