São Paulo, sexta-feira, 9 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congestionamento é o menor da semana

DA REPORTAGEM LOCAL

O trânsito na cidade de São Paulo teve ontem o menor pico de congestionamento desde que o rodízio de carros foi implantado.
Às 19h, considerado horário mais crítico do trânsito na capital, 61,4 km de ruas estavam congestionados.
Anteontem, às 19h, havia 73,7 km de ruas congestionados. Na quinta-feira passada, quando ainda não estava em vigor o rodízio, houve 111 km de lentidão no trânsito nesse horário.
Obras
Na manhã de ontem, porém, o trânsito foi pior que os dias anteriores, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), por causa das obras no complexo viário Ayrton Senna, na zona sul (leia texto nesta página).
Segundo a assessoria de imprensa da CET, as obras atrapalharam o movimento dos veículos que trafegavam em direção à zona sul.
O pico de trânsito pela manhã foi às 8h30. Nesse horário, os congestionamentos somaram 67,9 km, maior que o registrado anteontem (51 km), terça-feira (52 km), e segunda-feira (42,4 km).
Às 7h30, os reflexos do problema alcançaram a Radial Leste, na altura da estação Carrão do metrô (zona leste), que fica a quase 13 km de distância das obras.
Por volta das 11h, a situação melhorou, mas a CET ainda registrava um congestionamento de 10,8 km por conta da interdição. À tarde, a lentidão foi menor.
Acidentes Contribuiu ainda para o aumento da lentidão do trânsito um acidente ocorrido sobre a ponte Ari Torres, sobre a marginal Pinheiros.
Lá, um caminhão tombou, despejando parte de sua carga sobre a pista, durante a madrugada. O caminhão só foi retirado no início da manhã.
A CET temia ainda que uma manifestação na avenida Prestes Maia, no centro, complicasse o trânsito, mas o protesto não chegou a bloquear ruas.
Hoje espera-se que haja aumento do congestionamento nas ruas, devido ao contingente de paulistanos que tentam sair da cidade após as 18h.
Método
O índice de congestionamentos divulgado pela CET é resultado de informações de funcionários da companhia que observam as condições de trânsito nos principais corredores da capital.
Os informantes, posicionados sobre edifícios altos e outros locais estratégicos, fornecem o tamanho dos congestionamentos visíveis a cada 30 minutos.

Texto Anterior: Cadastramento acha 285 mil 'fantasmas'
Próximo Texto: Interdição na Vila Mariana pára ruas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.