São Paulo, sexta-feira, 9 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Mars Attacks!" contra-ataca "ID4"

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

A invasão alienígena aos cinemas ganha um reforço marciano. "Mars Attacks!" (Marte Ataca!), a comédia de ficção científica dirigida por Tim Burton, só chegará aos cinemas americanos no início de 97, mas já está causando suspense no país.
Boa parte da culpa pela expectativa é do sucesso de "Independence Day", que detonou o retorno da ficção científica aos primeiros lugares de bilheteria e estréia oficialmente hoje no Brasil.
A idéia central e muitos dos personagens de "ID4" e "Mars Attacks!" são semelhantes: ambos tratam da invasão da Terra por hordas de extraterrestres cruéis e mostram o contra-ataque dos humanos em várias partes dos EUA.
Mas o filme de Burton ("Batman" e "Batman, o Retorno") promete ironizar e brincar com a invasão, enquanto "ID4" a transforma na oportunidade de glória total dos EUA, transformando o dia da independência americana em dia da salvação do mundo.
Segundo Burton, seu filme é inspirado numa série de "cards" sobre ficção científica.
A série em questão chama-se Topps, foi lançada em 1962 e virou cult nos EUA. Essas figurinhas trazem desenhos de invasões de marcianos, com pequenos homens verdes destruindo a Terra com armas intergalácticas.
O forte elenco de "Mars Attacks!" tem Jack Nicholson, Annette Benning, Martin Short, Glen Close, Pierce Brosnan (ex-007) e Sarah Jessica Parker.
Nicholson interpreta dois papéis: o do presidente dos EUA (encarnado por Bill Pullman em "ID4") e o de um corretor de imóveis casado com uma exotérica new age interpretada por Benning.
Como em "ID4", "Mars Attacks!" tem importantes participações da primeira-dama (Close), do secretário de imprensa (Short) e dos generais do exército.
A representação da imprensa deve pender para a comédia. Enquanto "ID4" mostrava verdadeiros âncoras de redes como CBS e NBC cobrindo a tragédia, o filme de Burton coloca no ar uma correspondente da MTV (Parker).
Ao contrário do primeiro, onde os americanos são os únicos a se colocar ativos diante do problema -a ameaça do fim do mundo-, em "Mars Attacks!" um presidente francês tem uma aparição. O diretor Barbet Schroeder ("Mulher Solteira Procura") faz a participação especial.
"Mars Attacks!" está sendo filmado em várias locações nos EUA. Há cenas em Las Vegas, Washington D.C., Arizona e no Kansas, além das tomadas de estúdio feitas em Los Angeles.
O filme de Tim Burton tem roteiro de jonathan Gems, que adaptou para o cinema o clássico "1984", de George Orwell.

Texto Anterior: Pintor primitivista morre aos 87 anos de derrame cerebral
Próximo Texto: Sudeste asiático dá novo sabor à cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.