São Paulo, sexta-feira, 9 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kimiko Tim une China e Japão

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A presença japonesa na mesa de São Paulo é tamanha que já invade os restaurantes chineses (que, três décadas atrás, eram o mais visível cartão de visitas da gastronomia do Oriente em São Paulo).
O restaurante Kimiko Tim, aberto há dois meses em Pinheiros, com seu cardápio chinês e japonês, é exemplo disso.
Durante 25 anos seus proprietários dirigiram restaurantes chineses. E antes trabalharam no chinês mais famoso da época, o Sino-Brasileiro. Foi onde o chinês Tim Sui Chung, hoje com 65 anos, e a japonesa Kimiko Tim, 54, se conheceram e terminaram casando.
Em 1972, eles abriram seu próprio restaurante, com a bandeira gastronômica do marido: o Kim Hwo, em Pinheiros. Há 15 anos inauguraram outro ponto, o Da Hwo, também chinês.
O primeiro fechou e o segundo hoje dá lugar ao novo Kimiko Tim. Vendo o declínio da cozinha chinesa na cidade, a nova casa se abriu também para as especialidades da proprietária, japonesa.
O lado chinês do cardápio é fiscalizado diretamente pelo casal, enquanto que a parte japonesa conta com a participação da irmã de Kimiko, Yasuko Muazaki, 48.
No salão do Kimiko Tim alternam-se os filhos William, 27, e Tomas, 31, enquanto o mais moço, Samuel, 24, cuida do sushi-bar.
O lado chinês conta com cerca de 20 sugestões no cardápio, que é no velho estilo, rendendo homenagem aos pratos mais procurados nos restaurantes chineses. Rolinhos primavera, frango xadrez, porco empanado em molho agridoce, carne desfiada com cebola são feitos sem novidades e ladeiam um prato mais vistoso de peixe, o pargo assado inteiro e servido com molho de gengibre e alho.
Na seara japonesa os sushis e sashimis saem com regularidade (embora com fatias de peixe um tanto geladas).
Também são oferecidos pratos quentes triviais, como as milanesas e as massas, além de uma novidade: o okonomiyaki.
Trata-se de uma espécie de panqueca aberta em cuja massa grossa, de farinha, se misturam verduras picadinhas e -a escolher- frango, lula ou camarão. Vale pela curiosidade.
Ligue para Folha Informações Ilustrada (0900-78-0311) e ouça outras sugestões de restaurantes em São Paulo. O serviço custa R$ 2 em todo o país

Texto Anterior: Bordeaux festeja lucros da safra 95
Próximo Texto: Kimiko Tim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.