São Paulo, sexta-feira, 9 de agosto de 1996
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Seleção brasileira teve escassez

AMIR LABAKI
DO ENVIADO ESPECIAL

Gramado-96 acende o sinal amarelo após a descontrolada euforia pós-"Quatrilho". Três dos seis filmes convidados para a competição brasileira já passaram pelo circuito de festivais ou até pelas salas de São Paulo ou Rio: "Corisco e Dadá", de Rosemberg Cariri, "Dezesseis Zero Sessenta", de Vinícius Mainardi, e "As Meninas", de Emiliano Ribeiro.
Os inéditos são "Como Nascem os Anjos", de Murilo Salles, "O Monge e a Filha do Carrasco", de Walter Lima Jr., e "Quem Matou Pixote?", de José Joffily.
"A escassez foi um problema", reconhece Esdras Rubim, coordenador da disputa nacional e representante do governo do RS na comissão executiva do evento.
"Tinhamos a informação inicial de que haveria de 20 a 30 filmes. Em maio, chegamos à metade disso. A gente sentiu que o primeiro semestre foi muito difícil para o levantamento de recursos, os públicos principalmente."
Por fim, não mais que treze títulos pareciam disponíveis para o festival. Dois deles não ficaram prontos a tempo ("Tieta", de Carlos Diegues, originalmente o filme de encerramento, e "Matadores" de Beto Brant).
"Cassiopéia", de Clóvis Vieira, "Enredando as Pessoas", de Éder Santos, "Fica Comigo", de Tizuka Yamazaki, e "O Lado Certo da Vida Errada", de Otávio Bezerra acabaram ficando de fora.
Outro possível candidato, "Sombras de Julho", de Marco Altberg, será exibido como hors-concours, representando um caso pioneiro de colaboração entre cinema e TV (a Cultura de SP).
"O regulamento falava em ineditismo no Brasil. Tivemos que mudar para inéditos no Rio Grande do Sul", explica o coordenador.
Apesar do universo de filmes "muito restrito", sustenta Rubim, "a seleção espelha o panorama geral do cinema brasileiro".
(AL)

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