São Paulo, sábado, 10 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pitta não pode mais usar trevo de Maluf

TRE aponta desrespeito à lei eleitoral

DA REPORTAGEM LOCAL

Celso Pitta (PPB), candidato do prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, à sucessão municipal, não poderá mais usar no horário eleitoral na TV, em camisetas, folhetos, adesivos, brindes e bandeirolas o principal símbolo de sua campanha: o trevo formado por quatro corações vermelhos.
O juiz Dyrceu Aguiar Dias Cintra Jr., da 1ª Zona Eleitoral do TRE-SP, decidiu ontem proibir o uso desse símbolo, por considerar que o seu uso fere a lei eleitoral.
O símbolo de Pitta é semelhante ao que o Maluf usa para identificar a sua administração. Com uma diferença: na propaganda da prefeitura, o mesmo trevo aparece "plantado" em um vaso.
A decisão do juiz decorre de representação feita pelo PT. Para o juiz, o uso do trevo na campanha buscar atuar subliminarmente na consciência do eleitor, "de forma insidiosa", "a tornar o candidato Celso Pitta o candidato 'oficial"'.
Segundo ele, o trevo deixou de ser um símbolo partidário. Além disso, foi quebrada "a igualdade entre os candidatos na disputa, que deve ser preservada".

Texto Anterior: PSDB quer votar contas de Maluf já
Próximo Texto: Suzana matou PC e se suicidou, diz perícia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.