São Paulo, sábado, 10 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trânsito é menor que o normal

DA REPORTAGEM LOCAL

O congestionamento acumulado nas ruas da cidade de São Paulo foi menor ontem que o das duas sextas-feiras anteriores, consideradas menos críticas por causa das férias.
A sexta-feira tem normalmente trânsito mais congestionado que os outros dias da semana.
O pico de congestionamento ontem foi de 94,9 km, às 19h, contra 154,1 km (2 de agosto) e 124,5 km (26 de junho), segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
As férias escolares acabaram no dia 1º de agosto, mas a CET considera que, como a data era uma quinta-feira, o movimento só foi normalizado nesta semana.
Comparado à sexta-feira anterior às férias, o trânsito ontem mostra diferença ainda maior.
Em 28 de junho a CET havia registrado o recorde histórico de congestionamento, com 241,9 km de engarrafamentos, às 19h.
Naquela data, coincidiram o início das férias, que motiva a saída de carros da cidade após as 18h, e o anúncio, pela Justiça, de que os "amarelinhos" estavam proibidos de multar infratores de trânsito.
A CET informa que parte dos congestionamentos naquela data foram causados por infrações.
Decisão posterior da Justiça restabeleceu a autoridade dos fiscais da prefeitura.
Obras
As obras no complexo viário Ayrton Senna, que bloquearam a avenida Sena Madureira (zona sul de São Paulo), causaram ontem 1,5 km de lentidão no trânsito.
Anteontem, primeiro dia da obra, o engarrafamento por causa da interdição somou 35 km.
Transporte coletivo
A aparente queda no movimento de carros na cidade foi acompanhada por uma queda no número de passageiros no metrô.
Até as 16h, havia passado pelas catracas do metrô 0,5% menos passageiros que o previsto pela companhia, de 1,127 milhão de passageiros.
O volume de passageiros transportados pelos ônibus na cidade também caiu. Na quinta-feira, último número disponível, a SPTrans, gerenciadora do transporte por ônibus, registrou 6,39 milhões de passageiros.
O número ainda é maior que o habitual, de 6,2 milhões de passageiros, mas representa queda em relação a quarta-feira, quando passaram pelas catracas 6,46 milhões de pessoas.

Texto Anterior: Rodízio fecha 1ª semana com ar poluído
Próximo Texto: Shopping de SP prevê dia cheio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.