São Paulo, sábado, 10 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um em cada quatro infratores é multado

ROGERIO SCHLEGEL
DA REPORTAGEM LOCAL

Escapar da fiscalização nas três semanas que faltam é bem mais difícil. A chance estatística é próxima de 46%. Ou seja, se você pretende burlar o rodízio, o mais provável é que acabe multado.
Para esses cálculos, foram consideradas as multas nos primeiros quatro dias da Operação Rodízio. O quinto dia, ontem, não foi incluído porque o número de multas ainda não estava fechado.
As estimativas consideram que, em cada dia da operação, 640 mil veículos deixariam as ruas da Grande São Paulo se o rodízio tivesse 100% de obediência.
Como no primeiro dia a adesão foi de 88,5%, pode-se supor que 73.600 motoristas desrespeitaram a operação. Mas só 14.784 foram multados -20% dos infratores.
Os índices valem para a área do rodízio como um todo. Em determinados corredores e regiões, pode haver fiscalização mais intensa que em outros.
Mudança na eficiência
A obediência subiu ao longo da semana, e o número de multas caiu. As duas coisas não aconteceram na mesma proporção.
No primeiro dia, 20% dos infratores foram multados. No segundo, quando houve reforço dos funcionários da Cetesb, que terminaram a greve e passaram a multar no período da tarde, o índice subiu para 23%.
Na quarta, PMs e funcionários multaram durante todo o dia, e a eficiência da fiscalização atingiu seu ponto máximo -27,5% dos infratores foram autuados, segundo a estimativa. Anteontem, a eficácia caiu, atingindo 23,8%.
Para Alfred Szwarc, diretor da Operação Rodízio, o índice de multas desta semana é "bastante satisfatório".
Ele afirma que os fiscais devem aumentar sua eficiência, por passar a conhecer truques e alternativas usados pelos motoristas.

Colaborou o Datafolha

Texto Anterior: Trânsito é menor que o normal
Próximo Texto: Veja como os deputados estaduais votaram no rodízio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.