São Paulo, sábado, 10 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anima Mundi quer mercado internacional

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

O Anima Mundi, mostra internacional de animação, chega a sua quarta edição apostando no crescimento do mercado internacional -e, mais do que isso, sendo observado atentamente pelos grandes produtores.
"É um caminho natural. A mostra cresceu e já desperta atenção no exterior", diz o animador César Coelho, um dos organizadores da mostra, que vai do dia 17 ao dia 25, com sessões no Centro Cultural Banco do Brasil e no Espaço Cultural dos Correios (ambos no centro do Rio).
Uma prova: Scott Ross, presidente da Digital Domain, chega ao Rio na próxima semana para acompanhar o festival. A Digital Domain foi a empresa responsável pelos efeitos especiais de "True Lies" e "Apollo 13".
Ross procurou os organizadores do evento, interessado em conhecer animadores brasileiros e até mesmo em estudar a possibilidade de montar uma espécie de filial da empresa no Brasil.
"Há poucos profissionais de animação no mundo e por isso eles têm interesse em procurar gente nova por aqui. Foi uma agradável surpresa", afirma Marcos Magalhães, outro dos organizadores.
A Digital Domain não é a primeira a voltar os olhos em direção ao Brasil. Um dos vídeos a serem exibidos na mostra é uma produção Disney feita inteiramente aqui.
"Goof Troop -A Goof Under My Roof", um vídeo de 22 minutos com o Pateta, foi produzido integralmente por Haroldo Guimarães em seu estúdio em São Paulo.
"Ele recebeu o roteiro e o suporte técnico da Disney, mas todo o trabalho foi feito aqui", conta Aída Queiróz, uma das quatro diretoras do Anima Mundi.
Por causa do interesse de produtores internacionais, os organizadores do Anima Mundi decidiram criar um "ponto de encontro" para troca de informações.
Oscar
Apesar do interesse comercial que começa a surgir, a mostra não vai abandonar sua tradição de trazer as novidades do mercado de animação. Entre os 79 filmes e vídeos de 25 países está "A Close Shave", de Nick Park, vencedor do Oscar de melhor filme de animação deste ano.
Usando bonecos, o inglês conta de maneira primorosa a história de Wallace e Gromit e sua luta contra um perverso cão contrabandista de ovelhas.
"Joe & Basket Mostly Sports", do alemão Peter Spans, e "Joe's Apartment Funky Towel", do norte-americano Chris Wedge, são exemplos da utilização da computação gráfica na animação.
"Joe's Apartment" tem direção de animação do brasileiro Carlos Saldanha, uma das "estrelas" convidadas para o Anima Mundi.
O contraponto da modernidade apresentada por Saldanha será dado pelo norte-americano William Moritz. Historiador do cinema de animação, Moritz trará preciosidades de seu arquivo para serem exibidas no festival.
Entre elas estão "Fantasmagoria", desenho sobre película de 1908, e "Allegreto", um desenho abstrato ao ritmo de jazz, de 1936.

O que: Anima Mundi - 4ª Mostra Internacional de Animação
Quando: de 17 a 25 de agosto
Onde: sessões no Centro Cultural Banco do Brasil (rua Primeiro de Março, 66, tel. 021-216-0626) e no Espaço Cultural dos Correios (rua Visconde de Itaboraí, 20, tel. 021-563-8770)
Quanto: R$ 3,00 para as sessões de cinema; grátis para as sessões de vídeo e sessões infantis. As senhas são distribuídas diariamente a partir das 10h

Texto Anterior: Curtas têm dia forte
Próximo Texto: Seleção tem filmes adultos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.