São Paulo, sábado, 10 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dole escolhe vice, mas mantém suspense até hoje

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O candidato republicano à Presidência dos EUA, Bob Dole, já escolheu seu companheiro de chapa, mas só vai anunciá-lo hoje. O mais cotado ontem era o ex-secretário da Habitação Jack Kemp.
Kemp negou ter recebido o convite. Dole manteve o suspense. Disse apenas que, em uma escala de 1 a 10, o candidato a vice merece "nota 11". Dole vinha dizendo que buscava "um 10" para auxiliar sua campanha.
O outro nome favorito ao posto de candidato a vice era o do governador do Wisconsin (Meio-Oeste), Tommy Thompson.
Ontem, Thompson disse estar descontente com o processo de escolha do vice de Dole.
Thompson disse que a seleção foi manipulada e ele se sentiu usado.
Ele era um forte candidato por seu trabalho com o sistema social em seu Estado -uma estratégia para tirar votos democratas.
Segundo a rede de TV paga CNN, Kemp já teria aceito o convite de Dole. A convenção republicana que oficializa os nomes dos candidatos começa na segunda-feira.
Perfil
Kemp é um ex-jogador de futebol americano que goza de boa popularidade. No início das primárias republicanas, Kemp apoiou o milionário Steve Forbes, que ontem disse que a escolha do ex-secretário seria "um choque positivo para os republicanos".
Entre 1960 e 1962, Kemp foi jogador do time de San Diego -a cidade da Califórnia onde acontece a convenção. Kemp nasceu na Califórnia, mas, após abandonar o esporte, conquistou uma vaga de deputado pelo Estado de Nova York.
O fato de seu vice ser um californiano radicado em Nova York pode facilitar a vida de Dole, que é do Estado do Kansas. Nas últimas pesquisas, Bill Clinton tem uma vantagem de cerca de 20 pontos percentuais sobre Dole.
No Congresso, seu relacionamento com Dole chegou a ser por vezes quase hostil, em especial por causa das propostas de Kemp de redução de impostos.
Nos últimos três dias, Dole e Kemp têm mantido contato constante. Os assessores do candidato republicano passaram a questionar o ex-secretário sobre sua situação financeira e posições sobre temas controversos, como aborto e drogas. A questão do serviço militar -do qual os republicanos acusam Clinton de haver "fugido"- é outro ponto importante.
Kemp se opõe ao aborto -como a maioria dos republicanos- e fundou, no Congresso, a Sociedade Conservadora de Oportunidades, junto com o atual presidente da Câmara, Newt Gingrich.
Em 1988, Dole e Kemp disputaram contra George Bush a indicação à candidatura republicana. Kemp ocupou a secretaria de Habitação no governo Bush.
Dole está em Abilene (Kansas) e disse que "dormiu bem" na noite anterior por ter escolhido o candidato. Ele afirmou que ligaria para o escolhido ainda ontem à noite para dar a notícia -ainda que poucos acreditem que o futuro vice não tenha sido notificado antes.

Texto Anterior: Clinton fará megafesta de 50 anos
Próximo Texto: Preço do grama de meteorito dispara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.