São Paulo, domingo, 11 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC autoriza transferência de TVs da Igreja Universal

ELVIRA LOBATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Fernando Henrique Cardoso autorizou a transferência oficial da TV Record do Rio de Janeiro, e da TV Cabrália (de Itabuna, na Bahia) para membros da Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo.
As autorizações foram dadas em junho e a substituição dos sócios já está em andamento nas juntas comerciais dos dois Estados.
As transferências tiveram que ser submetidas ao presidente da República porque envolveram a compra de 100% das ações das emissoras. O Ministério das Comunicações só tem autonomia para aprovar operações que não impliquem em mudança de controle acionário (até 50% das ações).
As autorizações dadas pelo presidente foram comemoradas pela direção da Record. Segundo Dermeval Gonçalves, diretor-superintendente da empresa, elas provam que a empresa conseguiu montar uma estratégia de compra de emissoras "à prova de devassas" da Receita e da Polícia Federal.
'Testas-de-ferro'
A TV do Rio, que tem o nome oficial de Radiodifusão Ebenezer, foi comprada em nome de seis pessoas ligadas à igreja, que chegaram a ser denunciadas como "testas-de-ferro" de Edir Macedo.
A TV Cabrália, que pertenceu ao ex-deputado federal Luiz Vianna Neto, foi adquirida em nome dos bispos João Batista Ramos da Silva, presidente da Record, e Paulo Roberto da Conceição, do Rio.
A Igreja Universal já é proprietária de 15 emissoras no país e está fechando a compra de mais uma: a TV Marajoara, de Belém (PA).
A concessão pertence ao ex-governador do Pará, Carlos Santos (ocupou o cargo de maio a dezembro de 94, em substituição a Jader Barbalho), que está exigindo US$ 4 milhões pelo negócio.
Com as 15 que estão em seu poder, a Record já é a terceira maior rede de TV com concessões próprias do país: 11 em nome de membros da igreja e quatro em sociedade com terceiros.
Só as famílias Marinho (das Organizações Globo) e Sirotsky (da RBS) têm mais concessões próprias do que a Universal. Os Marinho têm 17 e os Sirotsky, 16.
Planos ambiciosos
A última aquisição ocorreu em maio deste ano, quando ela comprou a TV Capital (de Brasília) do ex-deputado federal Edevaldo Alves da Silva. Segundo Dermeval Gonçalves, a emissora custou cerca de US$ 9 milhões.
A Universal tem planos ambiciosos. Comprou um terreno de 4,5 mil quadrados, no centro de São Paulo, onde pretende construir o maior teatro da capital paulista.
Segundo o diretor, o teatro servirá não só para gravação de programas de auditório da emissora, como também para a montagem de peças comerciais. Além de conseguir oficializar a transferência das TVs do Rio e da Bahia, a Record também obteve autorização do ministro Sérgio Motta para instalar retransmissoras em Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Fortaleza (CE) e Belém (PA).
O objetivo do grupo é fazer com que os sinais da Record sejam recebidos em todas as capitais.

Texto Anterior: QUEM É CASIMIRO
Próximo Texto: Igreja Universal já tem 15 emissoras de TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.