São Paulo, domingo, 11 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ensaios políticos dominam os lançamentos

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

A política agita a 14ª Bienal do Livro na área de ensaios. Os temas da democracia, do direito e da ideologia chegam em livros de Norberto Bobbio, Noam Chomsky e Alain Touraine, entre outros importantes nomes do pensamento político da atualidade.
Bobbio terá lançado "Igualdade e Liberdade" (Ediouro, 96 págs., R$ 9,00, est. 50), dois textos originalmente escritos para serem verbetes da "Enciclopedia del Novecento" -e, segundo o autor italiano, conceitos-chaves para o entendimento da democracia.
Os fundamentos democráticos também são analisados no ensaio "O Que É a Democracia" (Vozes, 297 págs., est. 115), de Alain Touraine. A questão da igualdade de direitos é enfocada aqui a partir dos impasses atuais colocados pela fragmentação da sociedade, dos Estados e das convicções.
Entre as análises clássicas, a principal é "Napoleão, o Pequeno", do escritor Victor Hugo (Ensaio, 224 págs., R$ 28,00, est. 109), sobre Luís Bonaparte e seu golpe de Estado em 1851, na França.

Texto Anterior: Casa - Pequena História de uma Idéia; Imagens; Maria Callas - a Mulher por Trás do Mito; Vida do Viajante: a Saga de Luiz Gonzaga
Próximo Texto: Darnton investiga o negócio iluminista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.