São Paulo, domingo, 11 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segurança só é eficaz com treinamento

OSCAR RÕCKER NETTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O vilão por trás de um assalto a condomínio pode não ser apenas o ladrão. Morador que não respeita regras e funcionários despreparados podem virar a "chave mestra" que abre as portas de um edifício para um assalto bem-sucedido.
Nesse sentido, um prédio seguro é aquele que une um sistema adequado de segurança, funcionários bem treinados e moradores cientes de suas responsabilidades para com a segurança do prédio.
"O sistema de segurança mais sofisticado não resiste a um porteiro mal preparado", afirma Roberto Capuano, 52, presidente do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), que já foi vítima de três assaltos.
Pelo lado dos condôminos, a Lei dos Condomínios obriga todo edifício a ter convenção e regulamento de segurança, que devem ser normatizados em assembléia.
"Basta um morador não respeitar para o prédio todo ter problemas", diz Miriam Miranda, 53, diretora de cursos e eventos da Aabic-SP (associação das administradoras de condomínios).
Brechas
Pelo regulamento, o morador deve descer à portaria para buscar entregas -como uma pizza. Caso um condômino force a barra para que o porteiro deixe o entregador subir, o prédio vira "alvo de gala" para os assaltantes de plantão.
Geralmente, um assaltante de condomínios estuda minuciosamente a rotina do prédio.
Ele conhece, por exemplo, as falhas de segurança e os horários dos funcionários e moradores.
Se o entregador de pizza, por exemplo, entra em um prédio, nada mais fácil do que "substituí-lo" e assaltar o apartamento.
O ciclo do problema pode ser resumido na seguinte equação: morador desleixado com as normas + funcionário despreparado ou com medo de levar bronca = facilidade para a ação de ladrões.

LEIA MAIS sobre segurança em condomínios na pág. 7-3

Texto Anterior: Master Imobiliário divulga vencedores
Próximo Texto: Quando o belo não é sinônimo de caro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.