São Paulo, domingo, 11 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que tinha o "homem-elefante"?

Lisandra Taveira Nogueira, 18, estudante, Franca (SP)

Fernando Kok, do Hospital das Clínicas da USP, responde:
"Acredita-se que Joseph 'John' Merrick, o 'homem-elefante', que viveu na Inglaterra no século passado, tenha sido portador de síndrome Proteus.
"Essa rara doença, denominada a partir de Proteus, deus da mitologia grega que podia assumir diferentes formas para evitar ser capturado, caracteriza-se por crescimento excessivo e muitas vezes assimétrico de extremidades, presença de calosidades ósseas no crânio e verrucosidades bastante grosseiras nas plantas dos pés.
"Este quadro surge após o nascimento, não é familiar e pode cursar com deficiência mental.
"Os relatos da época são de que 'John' apresentava aspecto bastante grotesco, mas era dotado de grande sensibilidade e capacidade intelectual.
"Por muitos anos acreditou-se que ele fosse portador de uma doença mais comum, com frequência ao redor de 1 a cada 2.000 nascimentos, denominada neurofibromatose.
"Essa doença tem caráter familiar e não leva ao aparecimento do espectro de deformidades observados no 'homem-elefante'."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Pesquisadores divergem sobre câncer causado por campo eletromagnético
Próximo Texto: PRESERVAÇÃO; INFÂNCIA; A PALAVRA; ESPAÇO; TITANIC; HOLOGRAFIA; PEDIATRIA; REVISTA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.