São Paulo, domingo, 11 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Judoca troca batata por medalha em Sidney

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ele detesta salgadinhos, mas quando é reconhecido na rua, todo mundo diz "Me dá! Me dá a batata!".
Mas cuidado, a brincadeira pode ser perigosa. Márcio Belarmino Ito da Silva, 19 anos, o garoto-propaganda da Ruffles, tem 1,72 metro de altura, 105 quilos e integra a seleção brasileira júnior de judô. Ele é vice-campeão panamericano da categoria peso-pesado.
Durante os Jogos de Atlanta, Márcio apareceu cerca de 20 vezes por dia na tela da Globo, nos comerciais da batata frita.
Na próxima Olimpíada, em Sidney (Austrália), no ano 2000, Márcio também quer aparecer na TV, só que lutando no tatame. "Meu sonho é ganhar uma medalha", afirma.
No ano que vem, Márcio deve passar para a seleção de seniores, a que disputa olimpíadas.
"Ele tem uma técnica boa, tem potencial", atesta o judoca Aurélio Fernandez Miguel, 32, medalha de bronze em Atlanta. Miguel e Márcio costumam treinar juntos.
Nascido e criado na Vila Maria (zona norte de São Paulo), Márcio cursa educação física na Universidade São Judas.
Ele foi escolhido para atuar no comercial da Ruffles em abril passado, quando disputava o campeonato brasileiro de judô júnior. "Eles queriam um jodoca nervoso", lembra.
Depois de dois dias de testes, Márcio enfrentou 13 horas de gravações. Perdeu as contas de quantas vezes gritou "Me dá! Me dá a batata!". Ele afirma que, nas gravações, mudou a frase original, que era "Me dá! Essa batata é minha!".
Depois de encontrar a versão definitiva, Márcio teve de mudar a frase, a pedido do diretor do comercial. "Para fazer a platéia rir, tive que falar 'Me dá! Me dá um beijo"', conta.
Apesar do esforço, o judoca recebeu um cachê de R$ 800 (o equivalente a 420 sacos de batatinha) e está sem patrocinador.
Para seguir treinando, Márcio faz um apelo a empresas que queiram adotá-lo: "Me dá! Me dá um apoio!"

Texto Anterior: Improviso revela informalidade
Próximo Texto: Samba do avião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.