São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 1996
Próximo Texto | Índice

Rodízio tenta repetir trânsito bom

DA REPORTAGEM LOCAL

O rodízio de carros entra hoje na segunda semana com dois desafios: manter a melhora da qualidade do ar registrada no fim-de-semana e o trânsito pouco congestionado, como aconteceu na semana passada.
A diminuição do número de estações medidoras da qualidade do ar com registro de inadequada ocorreu a partir da chegada de uma frente-fria na sexta-feira (leia texto abaixo).
Se a restrição ao uso de carros em dez cidades da Grande São Paulo não conseguiu melhorar a qualidade do ar, pelo menos ajudou a reduzir o número de quilômetros de congestionamentos nos corredores mais complicados da cidade de São Paulo.
Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a redução foi de no mínimo 67,8% na rua da Consolação (centro), na Radial Leste (zona leste), na avenida dos Bandeirantes (zona sul) e na marginal Pinheiros (zona oeste). Em alguns casos, a redução chegou a 100%. Ou seja, em locais onde os congestionamentos eram frequentes, eles deixaram de ocorrer.
A pesquisa feita pela CET comparou o número de quilômetros com trânsito lento nas tardes do mês de junho com os registrados na semana passada, quando o rodízio já estava implantado.
O mês escolhido foi junho por ser um mês "normal", sem férias escolares. Às tardes, porque é nesse período do dia que são registrados os picos de congestionamentos.
Desempenho
Os motoristas que trafegam pela rua da Consolação foram os que mais se beneficiaram.
No mês de junho, a Consolação teve lentidão todos os dias. O número variava de 1,3 quilômetro (média às quintas-feiras) a 3,93 quilômetros (quartas).
Na semana passada, a CET não registrou nenhum quilômetro de lentidão na Consolação de segunda a quinta (não foi feito levantamento na sexta-feira).
A avenida dos Bandeirantes só teve lentidão na quarta-feira da semana passada (1,2 quilômetro, 88,7% a menos que nas quartas-feiras de junho, que registrava 10,64 quilômetros em média).
Na pesquisa, o maior congestionamento em junho havia sido registrado na marginal Pinheiros. Às segundas-feiras, o engarrafamento médio foi de 19,41 km.
Na segunda-feira passada, esse mesmo índice foi zero. O cálculo leva em conta as pistas expressa e local (veja no quadro abaixo o desempenho de cada corredor de segunda a quinta).
Restrição
Hoje estão proibidos de circular, das 7h às 20h, todos os carros com placas final 1 e 2.
A restrição vale para veículos com placa de qualquer cidade, não apenas para aqueles das cidades onde o rodízio está implantado.
Por determinação da Secretaria do Meio Ambiente, não há restrição de circulação para os caminhões.

Próximo Texto: Qualidade do ar melhora em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.