São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adolescentes não lêem quase nada, diz pesquisa

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A maior parte dos jovens brasileiros, entre 16 e 20 anos, de 11 capitais, não leu nenhum livro nos últimos 12 meses, nem para a escola. O dado é da pesquisa do Datafolha sobre os hábitos de leitura do brasileiro, realizada em 9 de julho.
Pelo levantamento, dos 811 entrevistados, 50% não leram nada por lazer ou cultura. E, o que é pior, 46% dos garotos e garotas não consumiram uma única literatura exigida por professores ou para o vestibular.
Entre os motivos alegados para fugir dos livros, a falta de tempo foi o mais citado (78%). Em segundo lugar, com 19%, ficaram a preguiça, o cansaço e falta de vontade.
Entre os escritores preferidos, Jorge Amado desponta na frente (8%), seguido por Machado de Assis (veja quadro abaixo).

A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade da população entre 16 e 20 anos de 11 capitais. Foram entrevistadas 811 pessoas, em pontos de fluxo distribuídos geograficamente. A margem de erro decorrente deste processo de amostragem é de um ponto percentual para mais ou menos, dentro de intervalo de confiança de 95%. Isso significa que, se fossem realizados 110 levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estariam dentro da margem de erro prevista. A pesquisa é uma realização da gerência de pesquisa de Opinião do Datafolha.

Texto Anterior: Bienal se prepara para receber 500 mil jovens
Próximo Texto: DESTAQUES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.