São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 1996
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SmartCard ajuda a conquistar cliente

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Credicard, a IBM e o grupo Pão de Açúcar estão iniciando um projeto-piloto para a implantação do SmartCard em larga escala no Brasil.
SmartCard (cartão inteligente) é semelhante a um cartão de tarja magnética comum, com apenas uma diferença. Ele traz embutido um microprocessador, que permite armazenar uma quantidade considerável de dados.
Nos EUA, Austrália e em diversos países da Europa, o SmartCard já está sendo utilizado em várias aplicações, como identificação em áreas de acesso restrito, dinheiro eletrônico e autenticação de documentos.
No projeto em implantação no Brasil, estão sendo distribuídos inicialmente 2.000 cartões inteligentes a clientes do Credicard.
Esses clientes poderão fazer compras na loja do Pão de Açúcar do shopping São Paulo Market Place e ganhar um bônus em reais de 5% do valor da compra de determinados produtos que serão armazenados no SmartCard.
Na compra seguinte, o usuário pode utilizar os bônus acumulados no cartão para abater despesas ou até mesmo quitar todo seu pagamento.
Fidelidade
Atualmente, apenas os produtos da linha Qualitá, marca própria do Pão de Açúcar, dão direito a bônus. Segundo Aymar Giglio, gerente-geral de cartões, a empresa já está conversando com alguns fornecedores para ampliar a promoção.
"Poucos países utilizam o SmartCard nesse tipo de aplicação", afirma Sandra Moise, vice-presidente da Credicard para a área de co-brands (cartões empresariais).
"Estamos utilizando a tecnologia para reforçar o conceito de fidelidade do consumidor. Quanto mais ele usa o cartão, mais benefícios ele tem", diz ela.
Segundo Sandra, o projeto-piloto com a rede Pão de Açúcar, que terá inicialmente a duração de seis meses, servirá para definir quais são os parceiros ideais para esse tipo de aplicação do SmartCard no país.
"Todos os nossos atuais parceiros de co-brand são potenciais utilizadores dessa tecnologia. Dentre eles temos empresas como a Fiat, a TAM, Avon ou Brastemp", diz Sandra.
Terminais especiais
Toda a tecnologia utilizada no sistema foi desenvolvida pela IBM. O chip utilizado nos cartões foi inserido pela ComCard Meiller, parceira da IBM na Alemanha.
Também da IBM são os terminais de ponto-de-venda capazes de ler e gravar informações nos cartões com chip, o SmartCard Terminal IBM 5.948-B01.
"Nesses seis meses, teremos condições de aferir detalhadamente o perfil do consumidor que utiliza este tipo de cartão para conduzirmos a expansão do sistema", diz Giglio.
Giglio espera que antes desse prazo o cartão inteligente já esteja sendo utilizado por lojas localizadas próximas ao Pão de Açúcar do shopping Market Place.

Onde saber mais - Credicard, tel. (011) 3067-9317
Pão de Açúcar, tel. (011) 886-0305
IBM, tel. (011) 836-0305

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