São Paulo, terça-feira, 13 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reitores se voltam contra proposta de autonomia

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A limitação da garantia de verbas para as universidades federais no período de dez anos está colocando os reitores contra o projeto de autonomia administrativa do Ministério da Educação.
Na semana passada, o governo divulgou uma PEC (proposta de emenda constitucional) prevendo que as universidades terão assegurados, durante dez anos, 75% da obrigação constitucional do governo com educação (18% da receita líquida de impostos).
"É inaceitável a desobrigação do governo de financiar o sistema universitário", disse ontem o presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), Odilon Marcuzzo do Canto.
O ministro Paulo Renato Souza (Educação) afirmou à Folha que os críticos da PEC "não estão entendendo" a proposta. Ele estuda a edição de um novo texto para deixar a idéia clara.
"As pessoas ficam paranóicas e pensam que serão 75% durante dez anos e no dia seguinte zero, o que não é verdade. Em dez anos isso será revisto. O que não pode é estabelecer na Constituição um percentual para sempre", disse.
No início da próxima semana, os 39 reitores de universidades federais se reúnem em Manaus para discutir a proposta.

Texto Anterior: 1º grau poderá ter gestão conjunta
Próximo Texto: Acupuntura e saúde pública
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.