São Paulo, terça-feira, 13 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo estende crédito a todas as áreas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo vai estender o crédito rural para toda a atividade agropecuária.
Os recursos do governo, que eram destinados especificamente para financiar a safra de grãos, agora serão liberados também para horticultura, fruticultura, formação de pastagens e silos e criação de gado para corte e produção de leite.
Isso significa que os R$ 5,2 bilhões anunciados, inicialmente, para financiar a safra 96/97 serão emprestados para qualquer atividade agropecuária.
O governo ampliou a aplicação do crédito agrícola, mas não aumentou o volume de recursos.
O ministro Arlindo Porto (Agricultura) disse que a expansão do financiamento não vai reduzir a oferta de recursos para o produtor, porque a agropecuária será beneficiada com a criação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).
A expectativa é que a redução dos rendimentos das aplicações financeiras provoque o aumento dos depósitos à vista. Os bancos são obrigados a aplicar 18% de todos os depósitos à vista na agricultura.
Juros
Essa ampliação do crédito para a pecuária será fixada por uma portaria do ministro Pedro Malan (Fazenda), que será publicada no "Diário Oficial" da União desta semana.
"Essa medida vai fortalecer a atividade rural, porque estimula os produtores que estavam fora do plano de safra", disse o ministro.

Texto Anterior: FMI monitora as medidas
Próximo Texto: Governo vai favorecer banco privado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.