São Paulo, terça-feira, 13 de agosto de 1996
Texto Anterior | Índice

Crianças vão à ópera no Teatro Municipal

Programa inclui de Rossini a Gershwin

DENISE MOTA
DA REDAÇÃO

Nos dias 13 e 16 de agosto, cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino vão conhecer de perto o processo de produção e apresentação de uma ópera.
O projeto "O Que É uma Ópera", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Secretaria Estadual da Educação, leva grupos de crianças para assistir a trechos de diversas óperas, apresentadas pela Orquestra Sinfônica e pelo Coral Lírico do Teatro Municipal.
O projeto ainda tem apresentações programadas para os dias 9 e 10 de setembro, 21 e 22 de outubro, 4 e 5 de novembro e 9 e 10 de dezembro, sempre às 12h.
O programa de "O Que É uma Ópera" inclui a abertura e o final do primeiro ato da ópera "L'Italiana in Algeri", de Gioacchino Rossini, e a ária "Vesti la Giubba", de "Pagliacci", de Ruggero Leoncavallo.
O dueto"Bess You Is My Woman Now", da ópera "Porgy and Bess", de George Gershwin, e o coro "Aspra, Crudel Terribil", do terceiro ato de "Il Guarany", de Antônio Carlos Gomes, também fazem parte da programação.
"O objetivo foi montar um espetáculo lúdico que também tivesse impacto. Inclui obras bufas, dramáticas e contemporâneas para que as crianças assistam a uma síntese dos estilos fundamentais da ópera", diz o professor Paulo Ramos Machado, responsável pelo projeto.
Antes das apresentações, as crianças assistem a um vídeo sobre a evolução da criação musical.
"O importante é que as crianças sintam o clima e o desenvolvimento da história. O principal é despertar nelas o interesse pela ópera", diz Machado.
As vagas para o projeto deste ano já se esgotaram. Mas, segundo o coordenador de eventos do teatro Municipal, Geraldo de Matos Miranda, professores ainda podem inscrever alunos para assistir a ensaios e passear pelo teatro.

Onde encontrar-O Que É uma Ópera: tel.: (011) 223.3022 - ramal 274

Texto Anterior: Duos são destaque de terça erudita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.