São Paulo, quarta-feira, 14 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duas eleições

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Cada vez mais, há duas campanhas em andamento.
Uma, pesada de agressões de todas as partes, é aquela que se ouve no rádio. A outra, que também traz candidatos se batendo, mas amigavelmente, é a de televisão.
Quem explica é Nelson Biondi, que divide com Duda Mendonça a publicidade de Celso Pitta e é visto, desde as primeiras campanhas malufistas, como mago das pesquisas.
O impacto da campanha "negativa" é muito maior na televisão. Maior a ponto de agir contra quem faz a propaganda. A imagem ataca, tanto quanto o oponente, o próprio telespectador.
No rádio, pode-se dizer mais sem ofender o ouvinte, pois os elementos em ação, ligados à voz, à música, não atingem tanto os sentidos.
É o que ajuda a explicar a mudança de estratégia de José Serra, ontem, contendo os ataques a Pitta/Maluf na TV, mas mantendo, no rádio.
Assim, do próprio:
- ... A educação municipal está cada vez pior... E o pior é que a atual prefeitura não cumpre a lei...
Na televisão, o tucano era outro, ao lado de FHC.
Mas a novidade, no rádio, foi Pitta. Ele surgiu de própria voz, atacando Serra:
- ... Por morar há tanto tempo fora de São Paulo, não tem conhecimento do que se passa na cidade... Ainda tem a coragem de dizer que ajudou o Cingapura...
- ... escolha um candidato que diga a verdade...
Quanto à promessa de Celso Pitta, outra vez ontem na televisão, de não reagir, responder aos ataques tucanos, é verdade que só vale na televisão.
Colorido
A questão racial provinha oculta na campanha.
Pois Duda Mendonça ontem escancarou. A mão negra do novo comercial de Celso Pitta (ver reprodução) é a ação de maior risco da campanha.
Esgarça ao limite o que as pesquisas, segundo o próprio publicitário, indicavam de ausência de preconceito de cor no eleitorado.
Agora é que vai se provar a sinceridade dos pesquisados.

Texto Anterior: Rossi culpa PPB por desemprego
Próximo Texto: Empresárias do PT atacam campanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.