São Paulo, quarta-feira, 14 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleita de Madonna questiona Deus

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

Me'Shell Ndegéocello revolucionou o pop em 1994, quando surgiu. O disco era "Plantation Lullabies" e a gravadora era a Maverick, da cantora Madonna.
Agora, Ndegéocello chega com "Peace Beyond Passion", sua nova obra-prima. Ela, que foi categorizada como cantora feminista pós-moderna graças à música "If That's Your Boyfriend (He Wasn't Last Night)", mostra agora que não se liga em rótulos.
No disco, canta temas tão diversos quanto fé, amor e sexualidade. O tom é menos pop, mas nem por isso seu trabalho cai na monotonia.
O disco mistura jazz (há uma referência a Miles Davis), rap e hip hop. Algumas músicas contam com a participação do organista Billy Preston, conhecido músico dos anos 60. "Peace Beyond Passion" traz a marcante canção "The Way", em que questiona Deus.
A voz de Ndegéocello tem carisma. Grossa, elegante e ao mesmo tempo suave, serve de instrumento para transmitir a intensidade que acompanha suas questões fundamentais.
"Deuteronomy: Niggerman" é uma das melhores do disco. Traz, em ritmo de rap, versos que falam de amor e maldade, citando versos da Bíblia. Ela canta: "All I Ever Wanted Was a Nigger Man Who Would Be True/Be Good to Me/While Doin' the Evil that Niggers Do" (Tudo o Que Eu Sempre Quis Era um Homem Negro Que Fosse Verdadeiro/Fosse Bom para Mim/Enquanto Pratica a Maldade que os Negros Fazem).
Em "Who Is He and What Is He to You", um quê de Motown (célebre gravadora de bandas como Four Tops e Marvin Gaye, nos anos 60) marca o ritmo, o mais pop do disco.

Disco: Peace Beyond Passion
Artista: Me'Shell Ndegéocello
Lançamento: WEA
Quanto: R$ 20

Texto Anterior: CD tem afoxé e maracatu
Próximo Texto: (Símbolo) reencarna como roqueiro em novo disco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.