São Paulo, quarta-feira, 14 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deficiente visual requer mais adaptação

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

O uso do computador por deficientes muitas vezes requer adaptações complexas.
Para deficientes visuais, as funções do monitor passam para o sintetizador de voz e seu software, que fazem a leitura dos comandos e dos textos digitados.
Um exemplo é o sistema operacional "DOSVox", desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro para atender, inicialmente, à necessidade de um aluno cego em um curso de computação.
Já a Fundação Dorina Nowill está trabalhando no desenvolvimento de um tradutor de textos para braile, em português.
Por enquanto, a fundação utiliza o processador de textos "Word" com um adaptador especial, desenvolvido por Microsoft e Itautec, que transforma caractere por caractere em braile.
"O problema é que o digitador precisa conhecer braile", explica Minoru Nagahashi, coordenador de informática da fundação. Há caracteres especiais para identificar letras maiúsculas, números e palavras em negrito ou itálico.
Impressoras
Tradutores em inglês, como o "Duxbury", em versões para DOS, Mac e "Windows", podem ser encontrados na Civiam, que também importa impressoras.
As impressoras Index imprimem em relevo em formulários contínuos ou em folhas soltas e dispõem de sistema de voz para as operações de comando.
A Civiam montou uma máquina de leitura, composta de micro, scanner de mesa, sintetizador de voz e o programa "Open Book". O sistema transforma o que está impresso em texto falado em seis tons de voz diferentes.
Para outubro, a IBM promete lançar a nova versão com reconhecimento de voz do sistema operacional "OS/2 Warp", todo navegável por comandos falados. O sistema embute o "VoiceType", programa para ditados, que está na versão 3.0, para "Windows 95".
A IBM tem ainda o "Screen Reader", que lê em voz alta o conteúdo da tela e até descreve os desenhos.
Audição e fala
Para ajudar fonoaudiólogos a treinar crianças surdas a falar, a IBM criou o "SpeechViewer", já traduzido para o português.
O programa traz jogos em que o desafio é reproduzir o som correto para, por exemplo, manter um barco no centro do rio.
Já a Microsoft incluiu no Painel de Controle do "Windows 95" as Opções de Acessibilidade. Por elas é possível fazer adaptações em teclado, mouse, som e vídeo.

Onde saber mais - Fundação Dorina Nowill: tel. (011) 549-0611; Civiam: tel. (011) 884-2423; DOSVox: tel. (021) 286-2002; IBM: tel. (0800) 11-1426

Texto Anterior: Disk Informática; Inglês para crianças; Turtle Beach em BH; Novidade da Unisys
Próximo Texto: A pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.