São Paulo, quarta-feira, 14 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Use letras diferentes para expressar idéias e emoções

ELIZABETH PANSKA
DA "PC NOVICE"

A palavra escrita vem sendo utilizada há muito tempo para nos representar em situações nas quais não podemos falar pessoalmente.
Consta que especialistas são capazes de descobrir muitas coisas sobre a personalidade de uma pessoa, apenas estudando sua letra.
Hoje em dia, poucos documentos são escritos à mão.
Embora as dicas sobre a personalidade de quem escreve possam ter sido perdidas com o advento dos processadores de texto, os usuários de computador têm chances de assumir uma nova identidade a cada linha ou palavra.
Terminologia
Para isso, basta usar um tipo de letra (fonte) que considere compatível com a idéia ou emoção que pretende transmitir.
As palavras inglesas "typeface" e "font" têm significado tecnicamente diferente. O Arial, por exemplo, é um "typeface" , enquanto o Arial Bold e Arial Bold Italic são fontes. Mas os dois termos costumam ser trocados e usados como se tivessem o mesmo significado.
Assim, tome cuidado quando você compra um pacote de fontes, pensando apenas em grandes números. Se o pacote diz "2.000 fontes", lembre-se que você pode estar comprando 2.000 fontes que diferem apenas ligeiramente entre si, como a Arial Bold e a Arial Bold Italic.
Os pacotes podem ser compatíveis com "Windows 3.1" e com "Windows 95" também, mas há pequenas diferenças, que podem tornar pacotes para "Windows 3.1" mais difíceis de usar com o "Win95".
Por exemplo: a janela Amostra, no "Windows 3.1", com a qual o usuário pode visualizar uma fonte antes de instalá-la, não está disponível no "Win95".
As fontes vêm em dois padrões, TrueType e PostScript. TrueType é um padrão embutido no sistema operacional. Torna as fontes impressas exatamente iguais ao que se vê na tela.
O padrão PostScript, também conhecido como Type 1, permite manipulações mais elaboradas e mais precisão. Muitos pacotes oferecem fontes tanto TrueType quanto PostScript. A seguir, acompanhe a avaliação de alguns pacotes de fontes.
Pacote completo
"Key Fonts Pro 3.003", um CD-ROM para "Win95" que também é compatível com "Windows 3.1", é um bom suplemento para edição de textos.
Contém desde uma fonte redondinha e certinha até outra que parece teia de aranha, passando por letras grandes, redondas e ousadas e bordas floreadas.
O programa é muito fácil de usar. Lista todas as fontes com uma linha de amostra no diretório inicial. A variedade e versatilidade das fontes disponíveis no "Key Fonts Pro 3.003" torna o pacote um bom aperfeiçoamento para processamento de dados ou editoração desktop.
Uma falha do pacote é a falta de guia no teclado para as fontes não-alfabéticas. Você pode criar seu próprio guia, digitando as letras em ordem alfabética, imprimindo-as e escrevendo os correspondentes alfabéticos embaixo. Talvez leve um pouco de tempo na primeira vez, mas depois você vai ganhar tempo.
Fontes especiais
Há também fontes especiais, que servem para usos um pouco mais incomuns.
A Deniart Systems (tel. 001 416 941-0919) reuniu uma série de fontes com simbologia histórica.
"Signals & Signs", por exemplo, contém códigos ainda utilizados hoje, tais como o alfabeto braile, o alfabeto americano de sinais e o código Morse.
Já o pacote "Holiday Fonts", da Expert Software, contém fontes comuns e ilustradas.
É um pacote para a confecção total de documentos para datas festivas. As fontes ilustradas cobrem vários dos principais feriados, como Páscoa, Natal e Ano Novo.
O pacote em si é fácil de usar, excetuando as restrições do "Windows 3.1", mas a variedade de opções é limitada.

Onde encontrar - SoftKey, tel. (001-617) 494-1200.

Tradução de Clara Allain.

Texto Anterior: Clones são ainda mais rápidos
Próximo Texto: Jogo incompatível com a placa de som
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.