São Paulo, quarta-feira, 14 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton sofre o primeiro ataque dos republicanos

Presidente 'já era', diz Dole

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

No seu primeiro ataque pessoal a Bill Clinton, o candidato da oposição à Presidência dos EUA, Bob Dole, disse ontem ter credibilidade, "uma coisa que falta ao presidente de tempos em tempos".
O mote para o início das investidas sobre o caráter de Clinton como tema da campanha do Partido Republicano foi dado pelo principal orador da sua convenção nacional, Colin Powell.
Powell disse que "Dole vai devolver a dignidade à Casa Branca". Essa linha foi repetida por diversos outros líderes da oposição que têm discursado em San Diego, na convenção que acaba amanhã.
George Bush, por exemplo, disse a respeito do homem que o tirou do poder, há quatro anos: "É de partir o coração ver que a Casa Branca foi degradada, a própria Presidência diminuída".
Dole, 73, disse que Bill Clinton e seu vice, Al Gore, "já eram", durante uma reunião dos delegados de Nova York à convenção.
O encontro teve o objetivo de homenagear o candidato a vice, Jack Kemp, que durante 18 anos representou Nova York no Congresso, e foi mais uma demonstração da unidade obtida por Dole.
"Nós vamos lutar nos 50 Estados. Não desistimos de nenhum", afirmou Dole. O Partido Republicano tem 30 governadores e o candidato disse contar com seu apoio para vencer a eleição.
Ele também não poupou a primeira-dama, Hillary Clinton. Disse que sua mulher, Elizabeth, é tão talentosa que Eleanor Roosevelt, mulher do presidente Franklin Roosevelt (1931-1945), morta em 1962, tenta entrar em contato com ela (Hillary disse ter "conversado" com sua predecessora).
A noite de ontem na convenção foi dedicada apenas a críticas ao governo Clinton. As diversas políticas do presidente para o país nos últimos quatro anos foram analisadas pelos oradores que se seguiram a Susan Molinari, a deputada por Nova York encarregada do mais prestigioso discurso da convenção (fora os dos candidatos).
A animação dos convencionais prosseguiu ontem, apesar da primeira manifestação de protesto, liderada pela irmã de Newt Gingrich, o presidente da Câmara e um dos mais importantes líderes do Partido Republicano.
Candace Gingrich, lésbica, disse que, apesar de a mãe ter pedido a ela que fosse "boazinha" com o irmão, ela só será amável com ele quando o partido for "bonzinho" com imigrantes, negros, portadores de HIV e homossexuais.
Cerca de 400 homossexuais participaram de barulhenta passeata, que não chegou a perturbar a rotina da convenção. Hoje, Dole e Kemp serão indicados formalmente candidatos à Presidência e Vice dos EUA e amanhã aceitarão a incumbência de representar a oposição no pleito de novembro.

Texto Anterior: Índia e Irã ameaçam vetar acordo nuclear; Greenpeace apresenta carro menos poluente; Professor confessa ter roubado do Vaticano; Cirurgia na cabeça pode reduzir crise epilética
Próximo Texto: Colin Powell admite ser candidato no ano 2000
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.