São Paulo, quinta-feira, 15 de agosto de 1996
Próximo Texto | Índice

Conselho baiano; Trégua anunciada; Tucanos arranhados; Salve-se quem puder; Questão de estilo; Fora de hora; Coerência total; Jogo embolado; Se melhorar, estraga; Tempo eleitoral; Inspiração quercista; Saia justa; Filme queimado; O velho estilo; Apoio clerical; Mágica financeira; TIROTEIO

Conselho baiano
ACM fez uma ponderação ontem para Serjão (Comunicações): é inoportuno radicalizar a disputa com Maluf agora por uma causa perdida. Seria adiantar uma briga que é provável, mas que ainda não aconteceu.

Trégua anunciada
O senador Vilson Kleinubing (PFL-SC) presenciou ontem em Brasília um caloroso e inusitado abraço de Esperidião Amin (PPB-SC) no ministro das Comunicações, Sérgio Motta.

Tucanos arranhados
FHC foi informado que o desempenho do PSDB na eleições promete ser um vexame. É a senha para o presidente reforçar mais o poder do PFL e do PMDB. Se quiser a reeleição, é claro.

Salve-se quem puder
Começa a ser frequente na cúpula do PSDB o comentário de que o único projeto político que FHC quer preservar é o seu. Tucanos instalados em governos estaduais e no Congresso temem ser rifados pela reeleição.

Questão de estilo
A cúpula pefelista ganhou a companhia de um ministro na avaliação de que é muito ruim e amador os ataques de Serjão a Maluf por causa de Serra. Só atrapalha a reeleição.

Fora de hora
O Planalto está sendo aconselhado por líderes aliados a não deixar que a eleição de São Paulo vire um referendo antecipado sobre a reeleição. É o que aconteceria, com a eleição de Maluf como o inimigo público nº 1.

Coerência total
Paes de Andrade, que é candidato a presidente da Câmara contra a vontade do partido, argumenta que, decisão da legenda, o impede de voltar a apreciar a reeleição neste ano.

Jogo embolado
O PMDB de Minas decidiu lançar a candidatura de Ronaldo Perim à presidência da Câmara. É o quarto pré-candidato do partido, para a felicidade de Inocêncio Oliveira (PE), que concorre sozinho pelo PFL.

Se melhorar, estraga
O PFL do Rio perdeu o interesse em ter a audiência com FHC, que estava sendo vetada pelo PSDB. Concluiu que cresceu na campanha com um discurso de oposição ao governo federal e que vai continuar assim.

Tempo eleitoral
De Maluf, comentando a violência em São Paulo, em entrevista de rádio: "Na área de segurança tem muito bunda-mole". É função do governo Covas (PSDB), que apóia Serra, cuidar da segurança pública no Estado.

Inspiração quercista
Em 1990, Quércia chamou Covas, então candidato a governador, de "bunda mole". O peemedebista repetiu a expressão em 94, referindo-se a FHC, à época candidato a presidente.

Saia justa
Pensando em ajudar, FHC tem concordado em tirar fotografias com candidatos a prefeito. Criou a maior confusão. Os candidatos sem-foto, mas integrantes da base de apoio, reclamaram com os líderes governistas.

Filme queimado
Mesmo quando acerta, o Planalto se atrapalha. Ofereceu ao deputado Chico da Princesa (PTB-PR) um cargo nos Correios. O parlamentar fez a indicação, mas a nomeação não saiu.

O velho estilo
Maluf mandou seu secretário de Governo, Edevaldo Alves da Silva, exonerar quatro conselheiros do Instituto de Previdência Municipal que se manifestaram contra a lei que autoriza o prefeito a usar verba do órgão.

Apoio clerical
O Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) lança dia 28 em Brasília dois milhões de cartilhas sobre como os cristãos devem se posicionar em relação à reforma agrária. A favor, é claro.

Mágica financeira
Ivan Valente (PT-SP) pediu à Comissão de Defesa do Consumidor que investigue "o escândalo dos fundos 157". Segundo o deputado, os bancos querem dar um calote nos recursos captados para investimentos em ações.

TIROTEIO
Do coordenador do MST, João Pedro Stédile, sobre a bancada ruralista, que fez exigências para aprovar o rito sumário ontem na Câmara:
- Sedependesse da ação desses deputados, o Brasil revogaria a Lei Áurea. Nossa sorte é que eles são poucos e especializados em chantagem

Próximo Texto: Rotina estressante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.