São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeira loja foi inaugurada em 13

Irmãos ingleses inovaram no varejo em SP

DO BANCO DE DADOS

O Mappin foi a primeira loja de departamentos de São Paulo. Inaugurado em 1913 pelos ingleses Walter e Herbert Mappin, chamava-se Mappin Stores.
Os irmãos inovaram no Brasil a experiência que tinham tido com as lojas de Buenos Aires e do Rio, que vendiam cristais e prataria.
As elegantes instalações em estilo inglês ocuparam até os anos 30 o número 26 da rua 15 de Novembro, no centro. Em 39, foi inaugurada a loja da Praça Ramos de Azevedo, no centro.
Até a década de 50, o Mappin foi uma das mais sofisticadas lojas da cidade, destinada à venda de importados para a elite. Nos seus salões de chá circulavam políticos e personalidades.
Em 1950, sob capital aberto, o mineiro e comerciante de café Alberto Alves Filho assumiu o controle acionário da empresa. O Mappin trocou seus tapetes à entrada e salão de chá pelo consumo de massa.
O Mappin inicia então um processo de constante ampliação, com a criação de várias lojas.
Em 64, foi criada a Companhia Financiadora Mappin, para financiar compras em até dez pagamentos sem juros. Em 1975, assume a direção do controle de finanças da empresa o economista Carlos Antônio Rocca.
Com a morte de Alves Filho, aos 68 anos, em 82, o comando do Mappin passa para a viúva do empresário, Cosette Alves.
O faturamento mensal em agosto de 87 era de US$ 15 milhões, em valores da época. O Mappin investia em expansão. A sede no Itaim foi inaugurada em 84. Em 87, o Mappin participava com 40% de um investimento de US$ 50 milhões no Shopping Grande ABC, junto com a Fundação Banco Central de Previdência Privada (Centrus) e Caixa dos Funcionários do BB (Previ).

Texto Anterior: Mappin muda de mão e abre franquias
Próximo Texto: Outra fusão; Novos sócios; Fora das gravações; Valores omitidos; Chapa única; In loco; Fazendo estoque; Nos estatutos; Questão de competência; Não foi o sindicato; Nunca mais; Vermelho da Ceval; Pé no chão; Herança pesada; Só as pequenas; Prevenindo calote; Lucro do Real; Leitura dinâmica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.