São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prédio em SP terá elevador para judeus

Edifício ajuda os ortodoxos

MAURO TEIXEIRA
EDITOR DE IMÓVEIS

Está sendo construído em Higienópolis (região central de SP) o primeiro prédio adaptado aos costumes judaicos.
O The Gables terá um elevador especial para os judeus ortodoxos, que seguem as regras do "Shabat" -as 24 horas, a partir do anoitecer de sexta-feira, dedicadas ao descanso e à meditação.
Durante o "Shabat", os ortodoxos não fazem nenhum esforço, nem apertam o botão de chamada do elevador (leia texto ao lado).
O The Gables está sendo lançado como o edifício residencial mais alto de São Paulo, com 34 andares e 122 m de altura.
Tecnologia
Para atrair a comunidade judaica, que se concentra no bairro de Higienópolis, a construtora Cyrela pediu à Atlas que criasse um elevador especial.
Nasceu daí o "Atlas Shabat System". O software foi desenvolvido sob a supervisão de técnicos israelenses do Instituto de Tecnologia de Tel Aviv, especializado em compatibilizar a tecnologia com os preceitos religiosos.
"Os condôminos poderão programar o elevador da forma que desejarem", afirma Lenz César, diretor-técnico da Atlas.
Assim, a partir das 18h de sexta-feira, o sistema normal do elevador é desligado. Em seguida, o equipamento passa a um regime pré-programado de subida e descida, com paradas automáticas em todos os andares.
O elevador pode ser programado, por exemplo, para subir e descer a cada 3 ou 5 minutos, sempre parando em cada pavimento.
O morador tem que esperar a chegada do elevador, como se espera um ônibus no ponto.
O equipamento volta ao normal a partir das 18h de sábado, quando acaba o "Shabat".
R$ 997 mil
O The Gables teve 40% de suas unidades compradas por judeus, segundo Rogério Santos, 27, gerente de marketing da Cyrela.
O prédio será entregue em maio de 98. Cada apartamento terá área útil de 317 m2, 4 ou 5 vagas na garagem, ocupará um andar e custa R$ 997 mil.
Lá fora
Elevadores especiais para o "Shabat" já existem em Israel e nos EUA, segundo o professor de judaísmo Carlos Birmann, 33. "São mais comuns nos hospitais que atendem os judeus ortodoxos", afirma.
Para Henry Sobel, 52, presidente do rabinato da Congregação Israelita Paulista, o elevador especial para o "Shabat" é "maravilhoso". "É importante que a tecnologia facilite a vida daqueles mais rigorosos na obediência aos preceitos da religião."
Liberal, Sobel diz que anda de elevador durante o "Shabat".

Texto Anterior: Mendes Júnior aciona BB em Nova York
Próximo Texto: Só minoria dispensa o carro no dia do descanso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.