São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarajevo recebe 1º vôo comercial em 4 anos

Secretário dos EUA inaugura aeroporto

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O aeroporto de Sarajevo recebeu ontem seu primeiro vôo comercial desde o começo da guerra no país, em 1992. Um avião fretado da companhia local Air Bosna pousou no aeroporto na manhã de ontem, vindo de Istambul (Turquia).
Horas depois, chegou o secretário de Estado (chanceler) dos EUA, Warren Christopher.
O secretário americano participou da cerimônia oficial de abertura do tráfego civil do aeroporto da capital bósnia, junto com o presidente do país, Alija Izetbegovic.
"O aeroporto, antes cercado, símbolo em todo o mundo do isolamento de Sarajevo, é o novo símbolo da reintegração dessa cidade ao mundo", disse Christopher.
Nos primeiros meses, o tráfego aéreo deve ser restrito. O vôo da Air Bosna voltou ontem mesmo a Istambul. Uma companhia croata também vai voar para Sarajevo.
Cerca de 350 mil passageiros passavam pelo aeroporto de Sarajevo antes do início da guerra.
A reforma do aeroporto deve demorar quase um ano. Metade dos US$ 26,7 milhões deve ser financiada pelo Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, com um empréstimo de 15 anos.
A outra metade vai ser financiada pela Comissão Européia e por membros da União Européia.
Eleições
A visita de Warren Christopher à Bósnia durou pouco mais de sete horas. O principal objetivo dela era pressionar sérvios, croatas e muçulmanos da Bósnia a participar das eleições de setembro.
Pouco antes de sair do país, Christopher fez um apelo pela TV de Sarajevo para que todos votassem. "Vocês têm agora a possibilidade de construir uma democracia. Tenho certeza de que vocês vão saber escolher um futuro mais feliz do que o amargo passado", disse o secretário na TV.
O êxito nas eleições da Bósnia deve ser um grande trunfo para o presidente dos EUA, Bill Clinton, que apostou diplomaticamente no fim da guerra no país. Clinton concorre à reeleição em novembro.

Texto Anterior: Turquia lança nova ameaça a cipriotas de origem grega
Próximo Texto: Lebed se encontra com líder tchetcheno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.