São Paulo, sábado, 17 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anistia pressiona Arafat sobre tortura

Palestino diz lidar com fanáticos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Documento elaborado pela Anistia Internacional pede que o líder palestino Iasser Arafat ponha fim às torturas praticadas pela polícia nos territórios autônomos.
"Arafat deve condenar publicamente a tortura em nome da Autoridade Palestina", disse o órgão internacional de defesa dos direitos humanos sediado em Londres.
A Anistia cita oito casos de prisioneiros que teriam morrido após serem interrogados em prisões palestinas. Uma missão da AI visitou a região sob controle palestino entre julho e o início deste mês.
Em entrevista ao jornal norueguês "Aftenposten", Arafat disse que não tolera tortura, mas que os críticos devem entender que a polícia lida com "fanáticos".
"Estamos atacando organizações como o Hamas (Movimento de Resistência Islâmico) e Hizbollah (Partido de Deus), que coordenam suas atividades com israelenses fanáticos para arruinar o processo de paz."
Ontem, ele permitiu que membros da Cruz Vermelha Internacional visitassem as prisões dos territórios autônomos.

Texto Anterior: GUERRA CIVIL
Próximo Texto: Jordânia aumenta pão e gera protesto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.