São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Varginha vira meca 'ETmaníacos'

RODRIGO VERGARA
ENVIADO ESPECIAL A VARGINHA

O anúncio da visão de um extraterrestre em um terreno baldio de Varginha (320 km ao sul de Belo Horizonte, MG) foi o preço do ingresso da cidade no roteiro da ETmania.
A cidade é hoje passagem obrigatória de ufólogos e esotéricos, que antes preferiam as vizinhas São Tomé das Letras e Poços de Caldas, entre outras.
A mudança ocorreu a partir do dia 20 de janeiro, quando três garotas afirmaram ter visto uma criatura no bairro Santana. O caso teve repercussão nacional.
Passados seis meses, os hotéis não estão mais cheios de turistas, jornalistas e ufólogos, como estiveram até 60 dias atrás. Mas o movimento continua anormal.
Na semana retrasada, a equipe da TV inglesa BBC esteve na cidade para gravar uma reportagem sobre a aparição. O terreno onde as meninas dizem ter visto o ET ainda é ponto turístico.
"Aqui vive passando gente para ver o muro onde apareceu o bicho", afirma Ânderson dos Santos Ferreira, vizinho do local.
Fama
"Varginha não era o que chamamos de 'janela de aparições'. Não havia aqui um número surpreendente de fenômenos relatados", afirma o ufólogo Ubirajara Franco Rodrigues, morador da cidade.
Depois da fama conquistada pelo "ET de Varginha", seres de outro mundo já foram vistos na cidade pelo menos duas outras vezes, e dezenas de pessoas relataram visões de ovnis (objetos voadores não-identificados).
As duas aparições de seres ocorreram nas proximidades do zoológico da cidade e à beira de uma estrada local. Já os relatos de visões de ovnis espalham-se por toda a cidade, principalmente na zona rural.
O ufólogo afirma que boa parte das visões são equívocos. "Apenas 1% dos fenômenos relatados são de fato ufológicos", diz Rodrigues.
Centro ufológico
Verdadeira ou não, a suposta aparição do ET em Varginha reforça a crença da ufologia que elege o sul de Minas Gerais uma das regiões mais importantes do planeta em registros de aparições.
A geografia da região, segundo Rodrigues, favorece fenômenos naturais que podem ser confundidos com manifestações extraterrestres.
"Temos rochas de diversos tipos em terreno acidentado, o que propicia fenômenos elétricos e formação de gases inflamáveis. Temos xisto betuminoso -carvão mineral-, que também produz gases inflamáveis."
Segundo o ufólogo, a combustão espontânea dos gases são frequentemente vistas como fenômenos ufológicos.

Texto Anterior: Bares põem segurança particular em rua
Próximo Texto: Conheça a história da aparição do ser do espaço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.