São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Título de brasileiros depende de Vasser

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

Se um piloto brasileiro ainda quiser conquistar o título do campeonato de 96 da Indy, terá de contar com a ajuda de Jimmy Vasser, o norte-americano que lidera a competição desde o primeiro GP.
Já em Homestead, no dia 3 de março, a Ganassi, equipe de Vasser, mostrava que possuía os melhores carros.
Seis meses depois, a escuderia aporta no circuito misto de Road America, em Elkhart Lake (meio-oeste dos EUA), para a 14ª prova do ano -hoje, às 16h30 (de Brasília)- com seis vitórias no bolso: quatro de Vasser e duas do italiano Alessandro Zanardi.
Para ser campeão sem precisar pensar nos adversários, o norte-americano, que tem 128 pontos contra 111 do segundo colocado, Al Unser Jr., ainda depende de três segundos lugares e duas poles.
Além da etapa de hoje, a Indy realiza mais duas provas (Vancouver, dia 1º de setembro, e Laguna Seca, dia 8 do mesmo mês) nesta temporada. Cada GP coloca 22 pontos em disputa.
Vasser até poderia ter obtido um ponto ontem, caso conquistasse a pole-position. O treino oficial aconteceria após o fechamento desta edição.
Dois brasileiros sobrevivem, embora com chances remotas, na competição. Christian Fittipaldi, quarto colocado (93 pontos), e Gil de Ferran, o quinto (92).
Os sonhos dos dois passam necessariamente, entretanto, pelo que seria um pesadelo para Vasser. O norte-americano precisa parar de pontuar para que os pilotos nacionais se mantenham "vivos".
Sem falar que Unser Jr. e Zanardi estão à frente dos dois na tabela.
O desastre é iminente. Se o competidor da Ganassi fizer nove pontos a mais que Ferran hoje, o brasileiro pode esquecer a conquista.
Para Christian, a sentença anterior vale, trocando-se o número nove pelo dez.
"Tenho que terminar bem as próximas duas corridas e torcer para que ele não termine", resumiu o piloto da Newman/Haas.
O comentário do brasileiro da Hall não é muito diferente. "Basicamente, o Vasser precisa ir mal, e eu, bem", disse Ferran.
Bem pior é o caso de Mauricio Gugelmin (14º), Emerson Fittipaldi (17º), Roberto Moreno (21º) e Raul Boesel (22º). Para eles, não há mais chances matemáticas de vencer o campeonato. André Ribeiro (76 pontos) respira, mas depende de um milagre.
(MT)

LIGUE para o Folha Informações Esporte, 900-0316, para saber o grid do GP de Elkhart Lake. O serviço funciona em SP a R$ 1,50 o minuto

NA TV - SBT, ao vivo, às 16h30

Texto Anterior: Campeonato Argentino define o seu campeão; Motociclismo tem hoje a 11ª corrida do ano; Ex-jogador da seleção de vôlei morre no DF; Líderes se enfrentam no Estadual de vôlei
Próximo Texto: Ser 3º é meta de Christian
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.