São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Próximo Texto | Índice

Projeto e cuidados garantem nova casa

RODRIGO AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

A construção ou a reforma da casa é uma daquelas situações que quase todos são obrigados a viver, ao menos uma vez na vida.
Hoje, devido ao alto custo de materiais e de mão-de-obra, cresce o número de pessoas que se aventuram a reformar ou construir valendo-se do seu suor.
Porém, antes de colocar a mão na massa, deve-se conter o entusiasmo e seguir algumas regras.
A obra sempre deve obedecer as limitações do zoneamento definidas pela legislação.
É o zoneamento que determina qual a área construída que uma casa pode ter, que recuo mínimo deve ser mantido em relação à rua e qual finalidade o imóvel pode ter -residencial ou comercial.
Por isso, o primeiro passo antes de iniciar a obra é conferir, na prefeitura municipal, qual é o zoneamento do terreno. Mesmo em caso de reformas, a área construída não pode ultrapassar o limite estabelecido pelo poder público.
Projeto
Mas é no passo seguinte -a definição do projeto- que as maiores dificuldades começam a aparecer.
A engenheira Vera Fernandes, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), entidade sediada em São Paulo, diz que um mau projeto representa um imóvel mal construído na certa.
"Os erros de projeto são os que originam os problemas mais graves", afirma ela.
Vera recomenda a contratação de um engenheiro ou arquiteto para realizar o projeto -o que, logicamente, implica maiores custos.
O remédio, então, é fazer valer o dinheiro. Uma idéia é combinar com o profissional para que ele também realize a coordenação de todos os projetos envolvidos -civil, hidráulico e elétrico.
Também vale visitar obras que ele já tenha realizado, a fim de verificar a qualidade do trabalho.
É necessária a assinatura de um profissional inscrito no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) para registrar a obra na prefeitura.

Próximo Texto: O que fazer antes de construir ou reformar sua casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.