São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cursos ensinam a economizar ao construir

DA REPORTAGEM LOCAL

Para construir ou reformar sua casa com segurança e economia, muita gente trata de aprender os ofícios de pedreiro, eletricista e encanador.
Marli de Fátima Maurício, 30, por exemplo, irritou-se com o desperdício de materiais causado pelos pedreiros que estavam reformando sua casa.
Desde então, começou a frequentar treinamentos de construção civil no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Já aprendeu a assentar tijolos e, agora, está seguindo treinamento para pedreiros.
Marli, que trabalha em uma confecção na Mooca, contratou profissionais para iniciarem a sua reforma. Não gostou da desorganização e achou "salgados" os preços cobrados pelos pedreiros. Agora, está terminando a obra sozinha. "É cansativo, mas gratificante."
O mecânico de manutenção de aviões Doroaldo Nogueira, 42, por sua vez, está aprendendo, no Senai, a trabalhar como eletricista de olho no futuro.
Ele deve se aposentar em oito anos. Depois, vai construir em Itapeva (270 km a oeste de São Paulo). "Além da economia, quero ter uma atividade depois que me aposentar."
A reforma da casa também motivou a vendedora Aparecida de Fátima, 32, a fazer cursos sobre construção. "Houve um problema na obra, e cada pedreiro apresentou uma solução diferente. Então, quis aprender para poder decidir sozinha."
Primeiro, ela fez o curso de pedreiro. Gostou e fez também o de desenho de arquitetura. Agora, segue o de instalações hidráulicas.

Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo - (011) 293-3766 e 296-9932.

Texto Anterior: O que fazer antes de construir ou reformar sua casa
Próximo Texto: Mão-de-obra deve ser confiável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.