São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONSTRUÇÃO

* "Pretendo construir uma casa de 120 m2 e gostaria de uma sugestão de projeto. O imóvel deve ter dois quartos grandes (uma suíte), banheiro social, sala de TV, sala para dois ambientes (estar e jantar) e cozinha em forma de 'U'. O terreno mede 12 m x 30 m."
José Maria B. Falcão, 38, administrador, Araraquara - SP
Resposta
"A sugestão apresentada segue o programa solicitado pelo leitor, respeitando as exigências de implantação da lei municipal.
A construção ocupará a parte frontal do terreno, oferecendo boa área livre nos fundos, além do jardim frontal, garantido pelo recuo.
A casa é térrea, o que facilita sua execução por meio de sistemas construtivos convencionais.
As paredes são de alvenaria de tijolo de barro com acabamento de reboco, massa fina e pintura com tinta látex. A fachada deve ser pintada de amarelo-canário ou palha, com molduras brancas formadas por saliências junto às aberturas e sobre a platibanda.
A cobertura, de telhas de barro, termina em calhas que conduzem a água aos condutores verticais.
O bloco central é formado pelas salas de estar e jantar e possui pé-direito mais alto -o que valoriza os ambientes e confere maior plasticidade à construção.
As janelas, estreitas e altas, acompanham de forma coerente o desenho da fachada. Possuem molduras com treliças e fechamento de vidro.
As portas e janelas de madeira devem ser pintadas de branco.
Para valorizar a casa, adote para o jardim frontal arbustos de médio porte, além de folhagens e flores junto ao passeio -criado com placas de pedra sobre o gramado."
* "Adquiri um terreno de 6 m x 26 m e quero construir ali uma casa térrea de dois dormitórios (uma suíte). Como pago aluguel, vou construir um quarto-e-cozinha nos fundos, onde vou morar até acabar a construção da casa."
Bartolomeu Arcelino do Rego, 32, administrador de empresas, São Paulo - SP
Resposta
"As condições topográficas do terreno favorecem a execução de construção composta por garagem no térreo e habitação no piso superior. Para tanto, será necessário realizar um corte no terreno, nivelando-o com a rua.
A edícula a ser construída nos fundos é composta por sala/dormitório, cozinha e banheiro, além de uma pequena varanda.
A construção principal poderá ser executada em etapas, começando da frente para os fundos.
O acesso à casa poderá ser feito pela garagem ou pela entrada lateral. A torre de circulação vertical serve ainda como estrutura de sustentação da caixa d'água.
A construção principal terá uma sala, com dois ambientes e terraço, cozinha, área de serviço, banheiro e dois quartos, sendo uma suíte.
A construção deverá ser executada com alvenaria de tijolos de barro e telhado cerâmico sobre laje pré-moldada. Os pisos poderão ser cerâmicos para as áreas molhadas e de madeira para as demais.
Portas externas e janelas deverão ter estrutura metálica com fechamento de lâminas de vidro.
A obra pode ser valorizada com pintura de tom pastel para as paredes e branca para as molduras dos caixilhos e beirais.
A colocação de vasos de concreto junto à entrada da garagem constitui prolongamento natural do pequeno jardim lateral."

Texto Anterior: Veja dicas de construção, reforma e decoração
Próximo Texto: REFORMA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.