São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vitória 'cai do céu' para Andretti na Indy

MT
DA REPORTAGEM LOCAL

Sobrou sorte a Michael Andretti, vencedor do GP de Elkhart Lake, 14ª etapa da Indy-96. E faltou aos pilotos do Brasil. Nenhum deles terminou a corrida. E o sonho do título praticamente acabou.
A cinco voltas do final, Andretti estava atrás de Al Unser Jr., o líder, e Christian Fittipaldi. Foi quando o brasileiro, que chegou a liderar a corrida, encostou seu carro, com problemas de motor.
O norte-americano da Newman/Haas chegaria em segundo se, na última volta, o motor Mercedes de Unser Jr. não tivesse estourado, permitindo a Andretti obter sua quarta vitória no ano.
Jimmy Vasser se manteve como líder do campeonato. Herdando posições, chegou em sexto e aos 136 pontos. Unser Jr. ficou com a décima posição na prova e segue na vice-liderança, com 115.
Andretti passou ao quarto posto (107), atrás de Alessandro Zanardi (109). Na prática, só esses quatro pilotos ainda lutam pelo título.
Christian e Gil de Ferran estão virtualmente fora da disputa.
Faltam duas corridas para o final da temporada e 44 pontos em jogo. O piloto da Newman/Haas está 43 pontos atrás de Vasser.
Ferran, por sua vez, tem 44 pontos de desvantagem. Num milagre, só empataria com o americano.
O adeus do brasileiro da Hall ao título foi melancólico. Na primeira volta da prova de ontem, foi tocado por Zanardi na disputa pela ponta. Na caixa de brita, com a suspensão dianteira direita quebrada, abandonou.
"Ou o Alessandro é cego, ou ele me pôs para fora de propósito. Foi ridículo. Estou muito chateado porque, agora, o campeonato acabou", disse Ferran.
O acidente com o brasileiro foi o primeiro de uma corrida conturbada. Houve duas capotagens (Davy Jones e Parker Johnstone, ambos sem ferimentos graves) e outras duas colisões.
Numa delas, André Ribeiro acertou o carro de Mauricio Gugelmin, que, por sua vez, tocou Mark Blundell. Os três abandonaram.
"Está difícil, tem muita gente aqui que não está prestando atenção no que faz", afirmou Gugelmin, que chegou a ocupar a segunda posição no GP.
Na outra batida, o canadense Greg Moore destruiu seu carro, sem nada sofrer.
Raul Boesel abandonou, com problemas eletrônicos, sua 150ª corrida na Indy. Roberto Moreno largou com o câmbio quebrado.
Temporada 97
A etapa brasileira do campeonato de 97 da Indy deve acontecer no dia 11 de maio, em vez de 16 de março. O próximo calendário terá entre 18 e 19 provas.
As novidades são as 500 Milhas de Fontana (Califórnia), uma prova em Las Vegas, e outra, possivelmente noturna, no Texas.

Texto Anterior: O mais disputado; Debandada; Destaque
Próximo Texto: Saída de Gordon complica futuro da equipe Green
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.