São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imagens traduzem 11 minutos iniciais

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

A designer Wendall Harrington, 46, é a responsável pelos efeitos especiais de imagem na montagem de "Tommy" que vem ao Brasil.
Foi ela quem assinou também a montagem da Broadway. Segundo Harrington, o número de projeções apresentadas na montagem que vem ao Brasil é menor porque os projetores foram adaptados para a turnê.
"Mas claro que no Brasil haverá algumas das projeções usadas na Broadway. 'Tommy' é um espetáculo que usa muitos recursos, tem muito brilho. Isso foi mantido."
Em São Paulo, 15 projetores serão instalados no Olympia para o efeito nos telões do palco.
Uma das cenas mais importantes, segundo ela, mostra o efeito de pára-quedistas da 2ª Guerra Mundial caindo e aviões de guerra voando.
No começo de espetáculo, por 11 minutos, a história é contada apenas com imagens. Não há palavras. Ali está mostrado o começo da 2ª Guerra na Inglaterra, quando os pais de Tommy se encontraram. "Tive que converter toda a história nessa sequência, em imagens que possam ser identificadas com facilidade pelo público", disse.
As imagens foram pesquisadas por ela em livros, no cinema e também foram desenhadas em computador. "Transformamos as imagens digitalizando-as para adicionar cor ou para distorcê-las", afirmou.
Tempo
Harrington era diretora de cinema antes de começar sua carreira como designer de imagem para teatro, há 20 anos.
Segundo ela, a maior dificuldade em "Tommy" é conjugar os elementos da história no tempo certo que a música requer.
"A história de 'Tommy' é a de um garoto que se fecha. Sua realidade está toda dentro de sua própria cabeça e não é fácil expressar isso com imagens no palco."
As projeções mostram imagens em movimento, mas diferentes da técnica de cinema, segundo ela.
"As imagens são mais estilizadas, passaram por um tratamento artístico. No cinema, o público tem uma postura mais passiva. O que faço é tentar provocar referências das pessoas por meio das projeções para que elas embarquem na história de 'Tommy'."
(DR)

Texto Anterior: Ópera-rock "Tommy" estréia no RJ
Próximo Texto: Os Números
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.